Arandelas: como escolher na hora de decorar seu apartamento?

Aqui no blog, falamos bastante sobre iluminação, um tema importante na decoração e funcionalidade do lar. Por exemplo, já ensinamos instalar luminárias pendentes, demos dicas de iluminação para home office e mostramos o Plafon. Hoje, é a vez de explicarmos sobre o papel das arandelas no projeto de iluminação residencial.
Para quem ainda não sabe, a arandela é uma luminária de parede que complementa a iluminação geral do ambiente. Esse acessório pode ser decorativo, valorizando pontos específicos da casa, ou funcional, complementando a iluminação e dando mais conforto visual e segurança.
Portanto, a arandela é um item indicado para quem está fazendo o projeto residencial ou quem deseja melhorar a iluminação e decoração do lar. Contudo, existem diversos tipos de arandelas no mercado, cada uma mais indicada para uma ocasião. Neste artigo, vamos ensinar sobre os modelos mais comuns e como escolher a arandela ideal.
Principais tipos de arandelas
Arandela de luz direta

Arandela translúcida

Arandela com cúpula
Ficam parecendo como um abajur instalado no teto, combinam com ambientes mais formais
Arandelas uplight
Esta opção serve para direcionar a luz para o alto. Normalmente, são usadas para destacar fachadas ou complementar a iluminação interna de espaços grandes.
Arandelas Downlight

Arandelas com duplo efeito
Jogam a luz tanto para baixo quanto par cima. Esta opção pode criar diferentes efeitos de iluminação cênica em casa
Cuidados na hora de escolher esse acessório
Para espaços externos, é preciso avaliar as condições climáticas que afetarão o produto, como vento, chuva, sol, poeira, etc. O indicado é comprar arandelas com IP (Índice de Proteção) superior a 65. Esse valor consta no produto e indica o grau de proteção de acessórios de iluminação.
Por outro lado, como uma arandela interna não será afetada por essas intempéries, as opções são maiores. Nesse caso, o que é preciso considerar é a necessidade de iluminação que o acessório deverá suprir, mas sem ignorar o seu estilo.
Em corredores, escadas e fachadas, as arandelas têm a função de conduzir o trajeto das pessoas. No banheiro, as arandelas complementam a iluminação e ajudam em tarefas do dia a dia, como barbear ou fazer maquiagem. Todavia, em espaços com umidade e vapor, como o banheiro, o recomendado é um grau IP superior a 44.
Esses acessórios também combinam com quartos, servindo de apoio para leitura, substituindo os abajures, ou valorizando a decoração do quarto. Da mesma forma, podem ser aplicadas próximas de painéis, quadros e prateleiras, dando foco em objetos de decoração.
Se você ainda tem alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. E antes de sair, não esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais!