Dicas

Descubra como combinar cores na decoração

como combinar cores na decoração

“Será que um sofá azul combina com a parede verde da sala?” Dúvidas de como combinar cores na decoração são mais comuns do que você pode imaginar. Afinal, são tantas opções de móveis, tapetes, objetos de decoração, tintas, estilos, etc.

Ao mesmo tempo que buscamos deixar a casa com a nossa identidade, não queremos correr riscos de errar na composição. Todavia, com este artigo de como combinar cores na decoração, você tirará de letra essa tarefa. Vamos lá?

Quando falamos no uso de cores, estamos trabalhando com harmonia visual. O olho humano é uma complexa máquina feita para interpretar imagens e processar cores, por isso, é preciso entender esse funcionamento para não criar uma combinação de cores que ocasiona desordem visual.

como combinar cores na decoração

Incidência de luz afeta a percepção e influencia no tom das cores

O primeiro passo é entender como as cores são divididas:

  • Cores primárias: amarelo, azul e vermelho. A combinação dessas três dão origem a todas as outras cores;
  • Cores secundárias: laranja, verde e violeta. São obtidas por meio da fusão de duas cores primárias;
  • Cores terciárias: vermelho-arroxeado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, vermelho-alaranjado, azul-esverdeado e azul-arroxeado. Nascem da junção de uma cor primária com uma secundária.

Com base nessas divisões, é possível entender como as cores e tons se relacionam entre si. Consequentemente, devemos levar isso em consideração na hora de pensar como combinar cores na decoração.

como combinar cores na decoração

Para facilitar essa tarefa, uma dica simples e funcional é observar o círculo cromático e usar as regras de composição. São elas:

  • Monocromático: Decoração baseada em uma única cor ou variações de tons dessa cor (tom sobre tom);
  • Complementar ou harmonia oposta: Neste esquema, usa-se as cores que estão em lados opostos no círculo com o intuito de criar um contraste visualmente agradável;
  • Análogo: Estilo caracterizado pelo uso de cores que aparecem em sequência, não há contraste de tons, mas uma harmonia cromática.
  • Triangulação ou harmonia de 60°: Para usar essa regra, basta escolher uma cor do círculo cromático, pular três casas e acrescentar a próxima.
  • Meio-complementares: Nesse caso, a combinação é feita com base nos tons que aparecem ao lado da cor diretamente oposta à escolhida.

Agora, que já entendemos a teoria de como combinar cores na decoração, é hora de pensar o décor da sua residência. Além de respeitar os tons que têm harmonia, é preciso considerar as peculiaridades do seu lar. Nisso, avaliamos o tamanho dos cômodos, iluminação direta e indireta (natural e artificial) e, claro, o seu gosto.

Aprendendo na prática como combinar cores na decoração

Quem gosta de cores mais vibrantes, como amarelo, rosa ou verde limão, precisa balancear a decoração por meio de cores mais neutras. Por exemplo, se a parede da sala for toda verde limão, um sofá cinza ou bege combina bem e ajuda a neutralizar o espaço.

como combinar cores na decoração

Parede de cimento queimado combina bem com cores mais escuras e tons amadeirados

Entretanto, se a ideia é um espaço realmente com muita energia, basta escolher uma cor complementar. Nesse caso, um sofá rosa também ornaria com a parede verde limão. Além disso, é importante não esquecer dos demais itens de decoração, como tapete, almofadas, cortina e luminárias.

Quem é mais iniciante na decoração pode seguir o caminho básico e sem erro de paredes brancas com um único móvel ou objeto de decoração colorido. Nesse caso, o branco, assim como o cinza, bege e castanho claro, são cores neutras e que combinam com quaisquer outras.

como combinar cores na decoração

Parede branca deixa o destaque todo para o móvel colorido

Pintar uma parede com uma cor mais chamativa e apostar em móveis e acessórios neutros deixa o ambiente harmonioso. Assim também, cores escuras, como vermelho e laranja tendem a dar sensação de fechamento,  em ambientes pequenos isso dá a impressão de serem ainda menores. Já o branco e tons mais claros geram o efeito oposto, de amplitude.

Aprendeu como combinar cores na decoração e está pronta para dar aquele up na sua casa? Aproveita para curtir nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram, assim você não perde as próximas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *