Dicas

D.I.Y: Como instalar cuba de apoio para pia de banheiro

como instalar cuba de apoio

Trocar as louças sanitárias é uma maneira de mudar, completamente, a cara e o estilo do seu banheiro. Destaque para as cubas de apoio que, além de modernas, transformam o espaço, deixando-o mais funcional e requintado. Além disso, você pode economizar e fazer a instalação por conta própria com o nosso explicativo de como instalar cuba de apoio para banheiro. Afinal, a cultura Do It Yourself está cada vez mais em alta.

Tipos de cubas de pia

Primeiramente, é preciso diferenciar os tipos de cubas de apoio, isso influenciará nos metais sanitários necessários para completar o décor. Basicamente, há dois modelos: com ou sem deck.

Nos modelos de cuba com deck, o furo da instalação da torneira ou misturador é feito na própria louça. Já nas cubas de apoio sem deck, a torneira é instalada na bancada, ficando ao lado da peça.

Dessa maneira, nos modelos em que a torneira ou misturador para pia de banheiro são acopladas à louça, recomenda-se o uso de misturadores de bica baixa ou móvel. Caso contrário, quando a torneira fica fora da cuba, os misturadores de bica alta combinam mais.

como instalar cuba de apoio

Misturarador bica alta combina perfeitamente com modelos de cuba de apoio

Passo a passo de como instalar cuba de apoio

  1. Feche o registro geral e teste todos os conectores (válvula, sifão, mangueira da torneira, etc.);
  2. Posicione a cuba, cuidadosamente, sobre o tampo da pia e marque-o conforme a posição desejada. Cuide para que a peça fique, perfeitamente, alinhada aos furos da torneira e da saída de esgoto;
  3. Limpe bem a bancada e a cuba, com água e detergente. Depois, seque completamente as peças e passe um pouco de álcool. Isso é importante para garantir a aderência do silicone;
  4. Com o auxílio de uma pistola aplicadora, passe o silicone na parte inferior da cuba fazendo um cordão com, aproximadamente, 2,5 cm de espessura;
  5. Fixe a cuba sobre o tampo. O próprio peso da louça garante o assentamento. Portanto, não é necessário usar martelo de borracha ou quaisquer outras ferramentas que possam danificar o material;
  6. Espere a cola secar e faça a instalação hidráulica (torneira, válvula e saída de esgoto);
  7. Depois, preencha o contorno da cuba com uma camada de silicone. Remova o excesso de silicone com o dedo e limpe completamente a cuba.
como instalar cuba de apoio

A altura total do móvel, mais a cuba e a torneira do banheiro, não deve ser superior à 90cm

Se o seu banheiro já tiver uma cuba embutida e você está pensando em como instalar cuba de apoio, saiba que é possível fazer isso sem precisar trocar a antiga ou ter que quebrar a bancada. Nesse caso, basta escolher um modelo de cuba que seja maior do que a de embutir, para que a peça cubra todo o buraco do tampo.

Agora que você já viu como é fácil instalar cuba de apoio para banheiro, dá uma olhada nos modelos que temos em nosso site e aproveite as promoções!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *