Dicas

7 Dicas de decoração para apartamentos pequenos

dicas de decoração para apartamentos pequenos

Nos últimos anos, o tamanho médio das moradias brasileiras sofreu uma grande redução. Consequência, principalmente, do êxodo para os grandes centros urbanos. Isso elevou o preço do me estimulou as construtoras a investir em moradias mais compactas para abrigas as pessoas. Nesses casos, para respeitar as limitações de espaço e ter um lar com a cara dos moradores, dicas de decoração para apartamentos pequenos fazem toda a diferença.

1 – Invista em estantes e prateleiras

Em imóveis menores, a otimização é fundamental, principalmente, na cozinha e lavanderia. Esses cômodos, normalmente, são os que mais sofrem com pouca metragem. Nesses casos, estantes e prateleiras ajudam a aproveitar melhor os espaços e deixar as coisas mais organizadas e funcionais.

dicas de decoração para apartamentos pequenos

Prateleiras, armários aéreos e ganchos fixos na parede ajudam a organizar espaços compactos

2 – Descubra o poder do tapete na decoração

Além de deixar o ambiente mais bonito e aconchegante, tapetes servem como delimitadores de espaço. Em apartamentos pequenos, é comum a falta de divisórios, por isso, o tapete é uma aposta acertada e bem descontraída.

dicas de decoração para apartamentos pequenos

3 – Cultive um jardim vertical

O estilo Urble Jungle é um conceito da decoração que visa trazer plantas para dentro de casa. Tendência em alta porque o contato com a natureza é algo difícil de conseguir, principalmente, para moradores de grandes cidades. Quem mora em apartamentos pequenos, mas não abre mão dessa sensação, pode cultivar as plantinhas em um jardim vertical. Essa opção pode ser instalada na cozinha, por exemplo, ou até mesmo na parede da sala.

4 – Abuse de tons claros

Nada contra o uso de cores escuras. Entretanto, quando se trata de dicas de decoração para apartamentos pequenos, uma paleta de cores claras ajuda a dar sensação de amplitude. Além disso, permitem melhor luminosidade no lar, mas isso não significa que a casa precisa ser toda branca. Vale a pena dar uma chance para tons como o bege, pastel, azul claro, creme, rosa, verde claro, etc.

dicas de decoração para apartamentos pequenos

5 – Não se esqueça dos espelhos

Assim como as cores claras, os espelhos ajudam a dar mais sensação de amplitude nos espaços. A dica é usá-los em pontos estratégicos da casa, como em portas de guarda-roupa, paredes do banheiro, e até mesmo em uma lateral inteira da sala.

6 – Pense na disposição dos móveis

Em imóveis compactos, é comum que os cômodos fiquem muito carregados. Sofá, mesa de centro, estante, rack, parador… Para que a circulação não fique comprometida, assim como o apartamento tenha uma harmonia, é preciso respeitar o espaço entre os itens de decoração. O recomendado é que tenha uma área livre de, pelo menos, 60 centímetros entre um móvel e outro.

dicas de decoração para apartamentos pequenos

7 – Priorize as suas necessidades

Hoje em dia, as pessoas estão priorizando, cada vez mais, as experiências de vida e o lar tem papel fundamental nisso. A principal das dicas de decoração para apartamentos pequenos é entender quais são as suas necessidades e desejos e, depois disso, pensar em itens, cores e móveis que estejam sincronizados com isso.

Por exemplo, se você é uma pessoa que adora receber os amigos em casa, talvez a prioridade seja uma cozinha equipada e decorada. Entretanto, se você fica pouco em casa, uma decoração com foco no conforto e relaxamento será mais eficaz.

Quer receber mais dicas de deoração para casa? Então, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook nosso perfil no Instagram!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *