Dicas

Aprenda como organizar cozinha e deixá-la funcional

como organizar cozinha

Não importa se você é daquelas que está sempre na cozinha testando novas receitas, ou se vai à cozinha apenas para esquentar o leite no micro-ondas. Aprender como organizar cozinha é importante para deixar o espaço funcional.

Afinal, ninguém gosta de ficar perdendo tempo procurando a tampa do pote ou sofrendo para alcançar as coisas que poderiam ter sido melhor guardadas. Confira, a seguir, algumas formas práticas de como organizar cozinha!

Respeite a rotina da sua família

A cozinha é um dos cômodos da casa que mais possui fluxo de pessoas, além de centralizar diversas atividades do dia a dia. Portanto, é fundamental que a organização desse ambiente seja pensada para dar suporte a tudo isso. Porém, sem comprometer a decoração e atrasar os afazeres.

Sendo assim, a primeira regra é pensar a organização da cozinha com base nas suas necessidades. Por exemplo, se você passa muito tempo cozinhando, é fundamental que os utensílios de cozinha e temperos fiquem em locais de fácil acessibilidade. Por outro lado, se a sua necessidade é uma cozinha que proporcione maior agilidade, os eletrodomésticos podem ficar em evidência. Como a cafeteira, torradeira, mixer, liquidificador, etc.

como organizar cozinha

Aproveite os armários

Se você, todo dia pela manhã, precisa subir em um banquinho para alcançar o pote de açúcar, que fica guardado na prateleira mais alta, é sinal de que a organização da cozinha não foi feita corretamente.

A regra é simples, guarde nos locais de maior dificuldade de acesso aquilo que você usa com menor frequência. Por outro lado, os itens de uso corriqueiro precisam ficar de fácil acesso.

Para facilitar esse trabalho, visualize os armários da cozinha da seguinte forma: do mais alto para o mais baixo, do fundo para frente, da altura dos olhos e da altura das mãos.

Nos espaços que você precisa subir em algo, ou se abaixar, coloque as coisas que você usa com menor frequência. Dentre esses itens, aquilo que você usa mais fica na parte da frente e o que você usa raramente vai par o fundo. Na altura dos olhos e mãos fica aquilo que você usa frequentemente, como sal, açúcar, copos, pratos, talheres, etc.

Otimize os espaços

Para facilitar esse trabalho, você pode dedicar um espaço no armário para cada coisa, mas seguindo o conselho anterior. Por exemplo, um armário para potes de plástico, outro para copos e taças, mais um para panelas, etc. Nesses casos, siga as seguintes orientações:

  • Guarde os potes sem tampas e coloque um dentro do outro;
  • O mesmo vale para as panelas, mas para não correr o risco de riscá-las, coloque um papel toalha entre cada uma;
  • Use uma das gavetas para guardar todas as tampas, assim você sempre sabe onde procurar quando precisar;
  • Empilhe os pratos de forma que a base seja formada pelos maiores e o topo concentre os menores;
  • Copos e taças devem ser guardados em fileira;
  • Organize as gavetas com porta-talheres;
  • Panos de prato economizam espaço quando são guardados em formato de rolos.

como organizar cozinha

Como organizar cozinha com metais e aramados

Principalmente em apartamentos pequenos, aproveitar as paredes da cozinha é uma dica valiosa. Nesse caso, fixar ganchos, barras imantadas e suportes serve para deixar utensílios de uso frequente sempre à mão.

Além disso, os aramados ajudam na decoração do espaço. Outra dica de como organizar cozinha é usar metais de qualidade e com design aparente. Peças como toalheiros, ganchos e lixeiras facilitam a organização do ambiente e complementam a decoração. Inclusive, você pode conferir a linha completa de acessórios para cozinha no site da haus&afins.

Quer receber mais dicas de decoração para casa? Então, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook nosso perfil no Instagram!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *