Dicas

6 Dicas essenciais para escolher louças sanitárias

louças sanitárias

A decoração de banheiros é um desafio para quem está construindo, reformando ou, simplesmente, querendo mudar o visual da casa. Isso porque esse cômodo necessita unir funcionalidade, ergonomia e estética, normalmente, em um espaço reduzido. Portanto, as louças sanitárias ganham relevância, uma vez que são responsáveis por conceder esses atributos.

Atualmente, há diversas opções de louças sanitárias no mercado. Por um lado, isso é bom, pois, permite infinitas possibilidades de decoração. Entretanto, pode deixar o consumidor bastante confuso e inseguro. Afinal, ninguém quer correr o risco de escolher os produtos errados e ter que conviver, diariamente, com um banheiro nada funcional e mal decorado.

Para auxiliar nessa tarefa, confira, a seguir, algumas dicas essenciais para escolher as louças sanitárias perfeitas para a sua casa. Boa leitura!

1 — Confira as instalações hidráulicas

Antes de começar a pesquisar quais são as melhores louças sanitárias, é necessário conferir o estado das instalações hidráulicas da sua residência. Nesse ponto, além de avaliar tubos de conexão, mangueiras e sifão, é preciso medir os espaços do cômodo. Tais precauções servem para não correr o risco de comprar peças incompatíveis com a instalação.

2 — Respeite a ergonomia do ambiente

Conforto e ergonomia são dois conceitos indispensáveis na decoração. Para que a circulação dentro do banheiro não fique comprometida, o ideal é ter um espaço de, no mínimo, 30 cm entre o vaso e os demais itens, como pia, lixeira e papelaria.

louças sanitárias

3 — Mantenha uma unidade visual

Como o banheiro é um cômodo com metragem bastante reduzida, as louças sanitárias são responsáveis por ditar o tom da decoração. O ideal é que o vaso sanitário e a cuba de pia combinem, o que ajuda a harmonizar todo o espaço. Produtos com design clean, por exemplo, favorecem um estilo mais leve, já peças escuras proporcionam um ambiente mais moderno. Outro ponto é priorzar marcas referência no mercado, assim você tem a garantia de adquirir produtos de qualidade.

4 — Priorize o vaso sanitário com caixa acoplada

Não somente por estética, mas o vaso sanitário com caixa acoplada é o modelo mais ecologicamente correto do mercado. Para se ter uma ideia, a descarga representa 30% do consumo de agua de uma residência. Nos modelos convencionais, um acionamento libera, em média, 14 litros de água, enquanto as caixas acopladas usam, somente, 3 ou 6 litros.

Além de ajudar o meio ambiente com um consumo consciente, optar por um modelo de vaso sanitário com caixa acoplada é uma maneira de economizar com a conta de água. Isso porque esse modelo é cerca de 60% mais econômico e a instalação é mais facilitada.

louças sanitárias

Modelo possui um reservatório que dispensa a água em quantidade menor do que opções tradicionais

5 — Escolha o modelo de cuba de pia ideal

Há quatro modelos de cuba de pia para banheiro:

  • Cubas de embutir (opção mais comum, são colocadas dentro da bancada e necessitam de uma instalação mais complexa);
  • Cubas de sobrepor (também são colocadas dento da bancada, mas têm bordas sobressalentes. A instalação deve ser feita por profissional e a altura deve ser ajustada para evitar respingos de água);
  • Cubas de semi-encaixe (este modelo é fixado de forma que uma parte da cuba fica sobre a bancada e outra suspensa);
  • Cubas de apoio (opção mais moderna e elegante, são colocadas sobre a bancada e a instalação é simples e pode ser feita sem ajuda de profissional).
louças sanitárias

Altura total, recomendada, da pia do banheiro deve ficam entre 85 cm e 93 cm

6 — Combine a cor das louças sanitárias

Vasos sanitários e cubas na cor branca são opções mais clássicas. Um banheiro com louças claras transmite a sensação de um ambiente mais calmo e higiênico, uma vez que o branco é relacionada com limpeza. Entretanto, louças sanitárias pretas estão cada vez mais comuns na decoração. Essa tonalidade confere um ar mais moderno e sofisticado ao banheiro.

Ao optar por louças pretas, a dica é não pesar o ambiente. Uma boa combinação seria optar por paredes claras criando um contraste com o vaso e a cuba nas cores escuras. Tons amadeirados também combinam muito bem com louças sanitárias pretas.

Agora, que você já está capacitada para escolher as louças sanitárias perfeitas para sua casa, confira em nosso site os melhores produtos para o seu banheiro!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *