Dicas

Home Office: Dicas para montar um escritório em casa

home office

O trabalho remoto é uma modalidade que está, gradativamente, conquistando adeptos no Brasil, tanto por empresas como por colaboradores. De acordo com uma pesquisa do Ibope, 20% dos trabalhadores brasileiros já exercem alguma função por meio do Home Office. Entretanto, isso tende a ganhar ainda mais força por causa da reforma trabalhista, que regulamentou o teletrabalho.

Segundo o relatório “Trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar: Efeitos sobre o mundo do trabalho”, conduzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em mais de 15 países, incluindo o Brasil, mostrou que entre os benefícios do trabalho remoto estão:

  •  maior flexibilidade na hora de organizar o trabalho;
  • maior autonomia e produtividade;
  • menos tempo perdido para chegar ao trabalho;
  • melhor equilíbrio entre a vida privada e a profissional.

Se você faz parte desse grupo, ou planeja começar, daremos algumas dicas de como montar um escritório na sua casa! Ao criar um Home Office, é importante atentar-se a detalhes como ergonomia, disposição dos móveis e equipamentos, iluminação e decoração. Esses fatores são fundamentais para não afetar a produtividade, prejudicar a sua saúde e manter a harmonia do espaço com o restante do lar.

home office

Home office divide espaço com a sala de estar

Determine onde será o seu Home Office

Independentemente de como é a sua rotina de trabalho, é importante delimitar uma área da sua casa para ser transformada em home office. Para isso, você pode analisar quais são as suas necessidades.

Por exemplo, se você só precisa de um notebook para trabalhar, seu escritório não precisa, necessariamente, ser muito grande. Todavia, se o emprego demanda uma estrutura maior, é importante que você o monte em um espaço mais amplo.

Além disso, busque alocar o Home Office em um lugar da casa que não atrapalhe a circulação das pessoas e, claro, a sua produtividade. Se a sua casa tem um quarto sobrando, isso é ótimo, pois, pode usar todo o cômodo.

Porém, se essa não é sua realidade, o escritório pode dividir o quarto das visitas ou do casal, sala ou, se tiver, a sacada. Nesses casos, a estratégia é explorar muito os espaços verticais, por meio de prateleiras e nichos. Essas peças, além de otimizar o espaço, contribuem para a decoração.

 

home office

Exemplo de home office montado atrás do sofá

home office

Neste caso, o escritório foi instalado aproveitando a varanda da casa

Escolha os móveis e equipamentos certos

Normalmente, as pessoas que trabalham de casa não necessitam de estruturas muito complexas. Afinal, hoje em dia, a tecnologia permite que muitas atividades sejam realizadas digitalmente. Dessa forma, um computador, linha telefônica e uma boa conexão de internet já resolvem a maioria das demandas.

Com a finalidade de ter um home office funcional, vale a pena seguir a regra do menos é mais. Em relação aos móveis para home office, uma mesa de escritório com armários, prateleiras e uma cadeira confortável são suficientes.

Caso decida ter um escritório mais robusto, e disponha de espaço para isso, você pode complementar o ambiente com outros móveis. Por outro lado, se você mora em um apartamento pequeno, a dica é apostar em móveis multifuncionais. Estantes com divisórias e mesas para escritório com gavetas embutidas são ótimas escolhas.

home office

Tons claros ajudam a deixar o escritório mais calmo

Dicas de organização para home office:

  • posicione a mesa de trabalho virada para a janela;
  • prefira dispositivos com conexão wireless, pois dispensam o uso de fios;
  • invista em armazenamento em nuvem, isso reduz a necessidade de aparelhos físicos;
  • aproveite a luz natural, mas, se necessários, use uma luminária de mesa com lâmpada de LED;
  • deixe as janelas abertas para melhorar a circulação de ar na casa;
  • use espelhos para aumentar o espaço e melhorar a iluminação.

Pense na decoração do seu escritório

A decoração do home office estará diretamente relacionada com a produtividade e conforto do ambiente. Portanto, é fundamental dedicar um cuidado especial nesse ponto.  Quando há excesso de estímulos visuais, o usuário terá dificuldade de concentração.

Nesse caso, o primeiro passo é buscar elementos que tenham relação com o seu gosto e criar uma harmonia entre eles. Se prefere uma decoração mais clássica e neutra, o estilo minimalista combinará bem com o seu escritório. Cores claras, além de não comprometer a concentração, ajudam a melhorar a iluminação do ambiente. Por sua vez, reduzem o consumo de energia elétrica.

home office

Contudo, se você prefere um espaço mais descontraído, aposte em combinações de cores que estimulem a concentração e a criatividade, como azul, amarelo e o rosa.

Para completar a decoração, você pode apostar em uma plantinha no seu escritório. O elemento natural é bom para aliviar o estresse e purificar o ambiente.

A decoração não se limita aos aspectos visuais, mas compreende, também, o conforte e funcionalidade do ambiente. Para evitar dores no corpo e problemas nas articulações, é fundamental que o home office respeite as regras de ergonomia.

Para que isso não aconteça, a cadeira deve ser ajustada de forma que permite que seus pés fiquem apoiados no chão. Da mesma forma, a mesa e cadeira devem ter altura que seus braços fiquem apoiados em um ângulo de 90°. Já o monitor do home office deve ficar na altura dos olhos.

Antes de você começar a montar seu home office, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram, assim você não perde as próximas dicas!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *