Dicas

DIY: Como restaurar móveis de madeira antigos para renovar a decoração

móveis de madeira

Quase todo mundo possui um móvel que tem um carinho especial, o que dificulta o desapego, mesmo que a peça esteja sobrando na decoração da casa. Nesse caso, aprender como restaurar móveis de madeira antigos ajuda a dar um novo aspecto à mobília. Além disso, serve para economizar e investir em outros móveis que você precisa mais para a casa.

Pode ser a penteadeira que herdou da avó, a mesa de jantar que ganhou de presente de casamentou ou o criado-mudo que foi o primeiro móvel que comprou quando foi morar sozinho. Independentemente do item, o importante é usar a criatividade e colocar a mão na massa, pois, o resultado será um móvel novo, mas que conserva a essência do original.

Escolha o novo estilo

Há vários estilos e técnicas que podem ser utilizadas para restaurar móveis de madeira. Se o seu objetivo é manter o estilo original da peça e valorizar o aspecto da madeira, aplicar um novo verniz ou cera pode ser o suficiente. Por outro lado, se a ideia é transformar o móvel em algo mais moderno, você pode pintá-lo completamente.

Ainda há a possibilidade de mesclar estilos e fazer o seu móvel de madeira antigo virar uma peça de destaque na decoração. Para isso, vale a pena apostar no estilo Dip-Dye ou na Pátina Provençal, ambos são tendências na decoração artesanal. Porém, todas essas opções irão necessitar que o móvel seja preparado.

móveis de madeira

Antes de pintar um móvel antigo, é preciso lixá-lo completamente, no sentido do veio da madeira. Depois, passe um pano macio para remover os resíduos e aplique um primer para deixar a superfície mais viva

Você vai precisar de:

  • Pinceis e rolo de pintura;
  • Chave de fenda e chave philips;
  • Tinta, verniz e preparador de madeira (Primer);
  • Recipientes para os produtos;
  • Lixas (grão grosso, médio e fino);
  • Flanela e panos para limpeza;
  • Criatividade e paciência.

Prepare o móvel

Com o passar do tempo, o verniz dos móveis tende a escurecer e perder o brilho. Por isso, a primeira etapa da restauração dos móveis antigos é retirar, completamente, o verniz antigo. Primeiramente, remova todos os puxadores e acessórios que o móvel tiver.

Depois, com uma lixa de grão grosso, começa a lixar  o verniz. Em seguida, faça o mesmo com uma lixa de grão média e, por último, finalize lixando com uma de grão fino. Todo esse trabalho é fundamental para garantir que a peça fique completamente lisa e que a madeira absorva bem a tinta.

Quando finalizado esse procedimento, é hora de remover, com o auxílio do pano, toda a poeira e resíduos do móvel. Lembre-se que grãos de poeira, que ficarem sobre o móvel, podem virar bolhas quando começar a aplicar a tinta.

móveis de madeira

móvel restaurado no estilo Dip-Dye

Mudando o aspecto dos móveis de madeira

Depois de lixado e limpo, é hora da finalização. Se a proposta é conservar o estilo do móvel, finalize aplicando o primer e, depois de seco, passando o verniz ou a cera par madeira. Assim, o seu móvel ganhará novamente o brilho característico.

Agora, se a ideia é modernizar a peça, depois de seco o primer, pinte com a cor escolhida. Normalmente, a madeira absorve bastante tinta, por isso é preciso aplicar duas ou três mãos de tinta. Respeite bem o tempo de secagem dos produtos para garantir uma cor vívida.

Dicas:

  1. Coloque o móvel em um local arejado;
  2. Forre o chão com jornais ou plásticos, para evitar manchar o piso com a tinta;
  3. Utilize luvas, máscara e óculos de proteção;
  4. Provavelmente, você precisará de mais de um dia para finalizar a restauração, reserve um fim de semana ou um espaço na agenda para que você possa começar e terminar todo o procedimento;
  5. Se o móvel tiver pequenas falhas, utilize retocador de madeira para corrigir as imperfeições;
  6. Sempre use a lixa no sentido do veio da madeira;
  7. Prefira tinta esmalte a base de água;
  8.  Aplique a tinta com o rolo de pintura, isso deixa a cor mais lisa e homogênea;
  9. Troque os furos e parafusos dos puxadores e acessórios, isso dá mais firmeza às portas e gavetas.
móveis de madeira

Buffet com Pátina Envelhecida – Foto: Oficina Restaurações

Pátina provençal

Outra opção para dar um novo aspecto aos móveis de madeira é investir na técnica chamada de Pátina Provençal. Também conhecida como Pátina Envelhecida, esse estilo consiste em deixar a superfície do móvel pintada, enquanto bordas, quinas e algumas partes são desgastadas.

Normalmente, o fundo preserva a cor natural da madeira e a cobertura é um tom claro, geralmente, branco. O estilo provençal combina bem com uma decoração romântica e vintage. Para fazer isso, depois de lixado o móvel, pinte todo ele com a cor escolhida.

O efeito acontece quando, com o auxílio da lixa, você remove as partes que deseja que a madeira venha à tona. Não há uma regra, aqui, você dá o aspecto que prefere ao móvel.

Dip-Dye

O Dip-Dye, conceito em inglês que significa “mergulhar” e “tingir” é inspirado na moda. Lembra das roupas que tinham apenas uma parte tingida ou manchada? O efeito é o mesmo. A ideia desse estilo é dar a impressão que o móvel teve uma parte “mergulhada” na lata de tinta.

móveis de madeira

Neste caso, o estilo Dip-Dye foi mesclado com a Pátina Provençal

A proposta combina bem com quem adora uma decoração mais descontraída. Entretanto, é preciso cuidado para não danificar o móvel ou manchar a pintura. Para fazê-lo, basta seguir a orientação de preparação do móvel e, na hora de pintar, cobrir uma parte do móvel com fita ou jornal e colorir somente uma parte.

Nessa técnica, você pode brincar com as combinações de cores, por exemplo, fazendo um degradê ou criando contraste. Na dúvida, vale a pena conferir nosso guia de como combinar cores na decoração.

Para combinar com o seu “novo móvel de madeira antigo”, a haus&afins conta com uma linha completa de móveis para casa. Confira o nosso site!

3 comentários sobre “DIY: Como restaurar móveis de madeira antigos para renovar a decoração

  1. Bernardette Paulo disse:

    Obrigado gostei das dicas são fundamentais , já sei como arranjar uns móveis antigos de maneira a ficar como novos !!!

  2. Bernardette Paulo disse:

    Obrigado , pela informação , assim já sei como tratar uns móveis antigos , pelos quais tenho muita estima !!!

    1. Pedro Luiz Almeida disse:

      Que legal! Realmente, têm móveis que temos um apego especial e não tem como se desfazer deles, mas da para renovar! Não esquece de mandar umas fotos do antes e depois do processo, vamos adorar postar nas nossas redes sociais! Abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *