Dicas

Saiba como escolher colchão corretamente

como escolher colchão

Passamos 1/3 de nossa vida dormindo, uma necessidade fisiológica que restaura a saúde do corpo e da mente. Entretanto, é impossível tem uma boa noite de sono sem um colchão de qualidade. Porém, muitas pessoas não sabem como escolher colchão corretamente e acabam adquirindo produtos inadequados ao seu porte físico.

Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), “o colchão deve ser adequado ao biotipo (relação peso/altura) de cada pessoa; deve ser firme e flexível, isto é, ser confortável e, ao mesmo tempo, dar a sustentação suficiente para suportar todo o peso do corpo sem ceder, proporcionando uma posição ortopedicamente correta que apoie o corpo e minimize os esforços musculares durante o repouso”.

Essa adequação biotipo/colchão é fundamental para assegurar o conforto do usuário e a qualidade do sono. Se a estrutura foi muito mole, não haverá apoio nos pontos de pressão do corpo. Por outro lado, se o colchão for muito rígido, os pontos de pressão ficarão desalinhados. Ambas situações provocam dores nas costas, pescoço, lombar e na musculatura.

É melhor colchão de espuma ou de mola?

Considerando as diferenças de cada pessoa, assim como a grande variedade de tipos de colchões disponíveis no mercado, é natural que haja dúvidas de como escolher colchão. Primeiramente, precisamos entender as características de cada produto.

Colchão de espuma

Os colchões de espuma são os modelos mais vendidos no Brasil, principalmente por serem financeiramente mais acessíveis. Nesse caso, o importante é avaliar a densidade do produto, ou seja, a quantidade de espuma por metro cúbico. Essa medida varia de D20 a D60.

O Instituto Nacional de Estudos do Repouso (Iner), seguindo a NBR 13579 – Colchão e colchonete de espuma flexível de poliuretano, do Inmetro, desenvolveu uma tabela que explica com escolher colchão de espuma com base no biotipo de casa pessoa.

como escolher colchão

Tabela de biotipo para escolher colchão. Fonte: Iner

Colchão de mola bonnel

Além da camada de espuma, conhecida como camada de conforto, essa opção possui uma estrutura de molas, de fio de aço e carbono, interligadas que fornecem sustentação ao usuário.

O colchão de mola bonnel é indicado para quem gosta da cama um pouco funda. Porém, em camas de casal é importante destacar que essa opção é mais sensível ao movimento.

Colchões de mola ensacada

Ao contrário do colchão de mola bonnel, nessa opção, cada mola é ensacada individualmente. A principal diferença está que cada mola pega um ponto de apoio do corpo, sendo mais resistente aos movimentos. Ou seja, a pressão exercida em uma parte do colchão não é sentida no restante.

como escolher colchão

Colchões de espuma duram de 2 a 3anos. Modelos de mola podem durar de 5 a 10 anos.

Como escolher colchão

Não há um colchão melhor que outro, mas opções com mais tecnologias agregadas o que acarreta em valores diferenciados. Um colchão de espuma, na densidade correta para o corpo, proporcionará um sono de qualidade ao usuário.

É importante destacar que os colchões de espuma são mais baratos, porém, apresentam uma durabilidade menor. Já as opções de mola, por contar com mais suporte, têm uma vida útil maior, mas requerem um investimento maior. Avaliando seu biotipo e custo-benefício, você saberá como escolher colchão corretamente.

Confira nossas linhas de camas e colchões e invista na qualidade da sua saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *