Dicas

Pisos de Madeira: Entenda as diferenças e saiba quais produtos usar

pisos de madeira

Muito comum nas residências, os pisos de madeira combinam perfeitamente com os mais diversos estilos de decoração. Atualmente, há diversas opções no mercado, variando das mais acessíveis, como o laminado, às mais refinadas, como o assoalho. Além de escolher o piso de madeira que mais combina com seu gosto, é importante saber como conservá-lo.

Por se tratar de um material proveniente da natureza, a madeira carrega a nobreza que só os elementos naturais possuem. Além disso, é muito valorizada nos projetos de interior, seja por meio dos móveis ou no piso, pois, a madeira dá sensação de aconchego, conforto e personalidade para o lar.

Os tipos de pisos de madeira mais comuns são:

  •  Parquet;
  • Taco;
  • Assoalho;
  • Laminado.

Pisos parquet e taco

Tanto o piso parquet como o taco são feitos de madeira natural cortada em pequenos filetes. Essas peças são fixadas com cola especial e encaixadas um ao lado do outro, o que requer mais tempo e trabalho para montá-los.

Há várias opções de desenhos geométricos que podem ser formados com esses tipos de piso. Além disso, conforme a madeira for perdendo a cor, é possível lixar e aplicar verniz para recuperar o brilho e o aspecto de novo.

pisos de madeira

Assoalho de madeira

Esta é uma opção para quem dispõem de um orçamento maior, pois, consiste em um piso de madeira em estado puro, o que encarece tanto a matéria-prima quanto a mão de obra.
Entretanto, o resultado é uma casa com um aspecto de chalé ou casa de campo. Perfeito para quem busca aconchego e sensação calorosa.

Outra opção é usar a madeira de demolição. Essa matéria-prima é extraída de demolições prediais e recuperada para ser usada. Além de opção sustentável, dá um charme a mais na casa.

pisos de madeira

Piso laminado de madeira

O piso laminado é a opção mais comum, fácil de instalar e acessível para quem deseja um piso de madeira. Normalmente, é composto por longas e finas lâminas de madeira que podem ser encaixadas ou coladas. O laminado apresenta excelente brilho, o que chama muita atenção na decoração.

Como limpar e conservar pisos de madeira

Por se tratar de um material natural, a madeira requer alguns cuidados especiais, pois, mesmo quando usada na construção e/ou decoração, ela conserva algumas funções que apresentava enquanto estava na natureza.

Por exemplo, a madeira absorve luz solar e umidade, o que pode afetas sua estética e estrutura. Nesse caso, o aconselhado, quando se trabalha com madeira in natura, é aplicar produtos específicos que selam o material. Dessa forma, impedindo que o piso fique com manchas e/ou irregularidades.

No dia a dia, os pisos de madeira podem ser limpos normalmente com vassoura e pano levemente umedecido. Entretanto, é aconselhado evitar produtos químicos comuns de na limpeza de pisos de porcelanato e cerâmica, por exemplo.

Para tanto, basta olhar o rótulo dos agentes de limpeza. Normalmente, os fabricantes especificam quais deles podem ser usados em pisos de madeira. No caso dos laminados, é necessário um cuidado a mais com a água, pois, ele não pode ser molhado.

Quer receber mais dicas de decoração e manutenção do lar? Então, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram que tem muito mais conteúdo legal vindo por aí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *