Dicas

Máquina de lavar roupas: truques de limpeza e conservação

máquina de lavar roupas

Você sabia que é preciso limpar regularmente a sua máquina de lavar roupas para que o eletrodoméstico funcione corretamente? Isso porque, com o passar do tempo, sujeiras e resíduos acumulados afetam o desempenho do aparelho.

Normalmente, o sinal mais perceptível de que a máquina precisa ser limpa é quando a roupa sai com manchas esbranquiçadas. Além de danificar as peças de vestuário, a falta de limpeza e conservação compromete a eficácia da máquina. Já os fiapos acumulados podem entupir mecanismos internos, o que, por sua vez, pode estragar o produto.

Além disso, algumas regiões do Brasil possuem a chamada “água dura”, uma água com maior concentração de calcário. Nesses casos, pode haver calcificação das partes internas, se não for feita uma limpeza de manutenção regularmente.

Para não correr esses riscos e garantir o perfeito funcionamento da sua máquina de lavar, confira alguns truques de limpeza!

Compartimento de sabão

Normalmente, as manchas esbranquiçadas que ficam nas roupas após a lavagem são causadas por acúmulo de produtos de limpeza. Isso acontece, principalmente, no reservatório de sabão e amaciante da máquina.

Para fazer a limpeza desse compartimento, basta remover os acessórios e, com o auxílio de uma escova de dentes velha e uma solução de vinagre branco com água morna e bicarbonato de sódio, remover todas as sujeiras e resíduos das peças.

máquina de lavar roupas

Limpeza de manutenção

Essa é uma limpeza mais pesada da máquina, que remove as impurezas acumuladas durante o trabalho normal do aparelho. Para iniciar, selecione o ciclo mais longo da sua máquina de lavar roupas e, se ela tiver essa opção, escolha a temperatura de água quente, pois, isso ajuda a dissolver e eliminar produtos e sujeiras encrostadas.

Depois de cheia a máquina, adicione um copo da solução usada no tópico anterior e deixe a máquina completar o ciclo normalmente. Para evitar desperdícios de água, você pode aproveitar o dispensado para lavar o banheiro e/ou calçadas.

Essa limpeza de manutenção deve ser feita mensalmente, para quem usa a máquina duas ou mais vezes na semana. Por outro lado, se você utiliar com menor frequência, pode fazer a cada dois ou três meses.

máquina de lavar roupas

Parte externa

Frestas e áreas escondidas, com o passar do tempo, acumulam sujeiras. Por se tratar de um aparelho que funciona com água, é normal que haja limo ou bolor em algumas partes da máquina. As áreas mais afetadas são as borrachas de vedação da tampa, os pés,  mangueiras de escoamento e/ou entrada de água.

Utilizando detergente neutro, diluído em água morna com bicarbonato de sódio, faça a limpeza de todos esses espaços, você pode usar um pano e uma escova de dente velha para fazer isso.

Dicas de conservação

É fundamental seguir às orientações de uso e conservação da máquina de lavar roupas fornecidas pelo fabricante. Normalmente, elas vêm com o manual de instruções. Além disso, é preciso fazer a limpeza do filtro de fiapos constantemente, para que ele não entupa, e, sempre que possível, deixe a tampa da máquina aberta para evitar a formação de limo e mofo.

Conheçe mais algum truque de limpeza para máquina de lavar roupas? Deixe nos comentários! E, antes de ir, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *