Dicas

D.I.Y: Como criar horta em apartamento

como criar horta em apartamento

Além de ser muito mais saudável e saboroso, usar alimentos orgânicos cultivados em casa é uma experiência muito prazerosa. Entretanto, se onde você mora não tem espaço para ter um jardim, saiba que isso não é mais desculpa. Neste artigo, vamos ensinar como criar horta em apartamento, de forma bem simples e prática!

Imagina que legal poder preparar um chá ou suco com as folhinhas de hortelã colhidas na hora, direto da sua horta? Ou, então, finalizar a pizza caseira ou dar um toque especial no molho com um pouco de orégano e manjericão frescos. E, claro, preparar uma saborosa marinada com muita salsa e tomilho. Porém, sem ter que recorrer a temperos ultraprocessados ou depender de alimentos cultivados com uso de pesticidas nocivos à saúde. Então, vamos lá!

O que você vai precisar:

  • Sementes ou mudas das ervas e temperos que deseja cultivar;
  • Jardineira ou vasos;
  • Argila expandida ou pedrinhas de cascalho;
  • Manta geotêxtil ou manta bidim;
  • Substrato especial próprio para cultivo de plantas;
  • Irrigador;
  • Jornais ou revistas velhas;
  • Paciência e amor.
como criar horta em apartamento

Todos os itens necessários para fazer a hortinha são facilmente encontrados em floriculturas. Ao todo, você deve gastar em torno de R$ 20,00

Como criar horta em apartamento

Como você irá manipular terra, água e outros elementos, para facilitar a limpeza, comece forrando o seu espaço de trabalho com os jornais ou revistas. Se você não tiver, pode usar sacolas abertas. Assim, fica muito mais fácil limpar o chão quando a hortinha estiver finalizada.

Primeiramente, espalhe uma camada de argila na jardineira, ela tem a função de drenar o excesso de água para evitar que a raiz da planta apodreça. Em seguida, coloque a manta geotêxtil, ela evita que acumule terra na argila e atrapalhe a drenagem.

Depois disso, é só preencher o restante do recipiente com o substrato. É importante usar um substrato de qualidade, pois, ele tem a função de manutenção, provendo nutrientes e oxigênio para a raiz. Consequentemente, o substrato assegura o desenvolvimento saudável à planta.

A penúltima etapa é fazer um sulco na terra e colocar as sementes. Nesse momento, respeite as medidas de espaçamento e profundidade indicadas na embalagem. Se você optar por mudas, que, geralmente, são mais fáceis de plantar, basta fazer um buraco na terra e acomode a planta. Por último, regue bastante com auxílio do borrifador. Evite colocar água nas plantas com copo, uma vez que a força da água pode fazer buracos na terra.

Opções de ervas e temperos que você pode plantar em apartamento:

  • Hortelã
  • Alecrim
  • Salsa
  • Coentro
  • Pimentas
  • Cebolinha
  • Tomilho
  • Orégano
  • Manjericão
  • Sálvia
como criar horta em apartamento

Como criar horta em apartamento: você pode usar vasinhos, garrafa pet, palets ou hortas suspensas. O importante é assegurar um lugar que pegue sol, por exemplo, perto de janelas ou sacada

Como fazer a manutenção da sua hortinha

Agora que você já aprendeu como criar horta em apartamento, é hora de entender como cuidar das suas plantas. Para garantir um bom desenvolvimento, as plantas precisam de luz solar, água e adubo. Garantindo o acesso, em equilíbrio, desses três elementos, sua hortinha ficará sempre verde e cheia de vida.

Portanto, assegure que a horta fica posicionada em um lugar que pegue, pelo menos, 4 horas de sol por dia. A varanda é sempre um bom lugar, caso o seu apartamento não tenha, vale apostar nas janelas mais ensolaradas. Quando a irrigação, o aconselhado é molha-las uma vez por dia, sempre na parte da manhã ou no fim da tarde.

Lembre-se que a planta faz parte de um ecossistema e, quando cultiva ela dentro de casa, está limitando-a do contato com a natureza. Isso não é errado, mas serve para você entender a importância de provê-la com adubos. Uma opção sustentável é preparar um composto orgânico a base de cascas de ovo e de banana, trituradas no liquidificador com borra de café.

A borra de café é rica em nitrogênio e fósforo, a casca de ovo tem potássio e cálcio, já a casca de banana tem vitaminas. Prepare essa mistura e coloque no vaso da planta a cada três meses, assim ela terá todas as vitaminas e minerais necessários para um bom desenvolvimento.

Com uma hortinha, seu apartamento ficará muito mais charmoso e com mais vida. Quer mais dicas para casa? Então, siga a haus&afins no Facebook e no Instagram!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *