Dicas

5 dicas essenciais de iluminação para Home Office

iluminação para home office

A ergonomia engloba as condições de trabalho, de forma que as pessoas possam executar as atividades delas sem prejudicar a saúde e/ou produtividade. Os aspectos ergonômicos compreendem, entre outros fatores, as condições de luz do espaço onde o trabalho é exercido. No caso da iluminação para Home Office, alguns pontos devem ser observados para assegurar um ambiente luminosamente confortável.

A Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que trata sobre ergonomia, estipula que “em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade. A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos”.

Por que a iluminação para home é importante?

O olho humano tem a capacidade de se adaptar conforme as condições de luz do espaço que está inserido. Por exemplo, quando exposto em um ambiente com muita claridade, o olho contrai a pupila para reduzir a entrada de luz. Por outro lado, se o espaço for escuro, a pupila é dilatada para entrar mais luz e facilitar a identificação das coisas.

Dessa forma, quando o trabalho é exercido por um tempo prolongado em um ambiente que não possui iluminação correta (com excesso ou falta de luz), o constante movimento de contração e dilatação da pupila ocasiona prejuízos à saúde. Os sinais mais comuns são: dores de cabeça e nos olhos, vista cansada e embaçada, dificuldade de concentração e, em casos extremos, náuseas.

Com o tempo, isso tudo pode acarretar danos mais sérios. Entretanto, para que isso não aconteça, e que o seu dia de trabalho em casa seja bastante produtivo, trouxemos, neste artigo, algumas dicas de iluminação para home office. Boa leitura!

iluminação para home office

Paredes brancas ajudam a distribuir melhor a luz e deixam o home office mais claro

1. Aproveite a iluminação Natural

A iluminação natural deve ser aproveitada ao máximo, ao montar o espaço de trabalho, priorize os lugares próximos à janela. Antes disso, observe na sua casa onde o sol nasce e se põe e como a iluminação varia ao longo do dia. Depois, compare os horários com a sua rotina de trabalho.

A estratégia é otimizar os horários em que a iluminação natural é mais forte, para depender menos da iluminação artificial e, consequentemente, economizar energia. Porém, é preciso ter cuidado com a posição da escrivaninha para que a janela não fique com reflexos desconfortáveis. Falaremos sobre isso na dica 4.

Benefícios da luz natural na iluminação para home office:

  • Cansa menos a vista;
  • Não consome energia;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Estimula o bem-estar.

2. Escolha a iluminação certa

Por melhor que seja a iluminação natural, ela não supre 100% a necessidade de iluminação para home office. O aconselhado é complementá-la com a iluminação artificial, mas sem criar conflito nos pontos de luz. Em relação às lâmpadas do teto, o ideal é que elas sejam fixadas no mesmo sentido de comprimento das janelas. Outra dica é priorizar as lâmpadas de branco neutro de temperatura 4000K.

3. Invista em uma luminária de mesa

Uma luminária de mesa direcionável é recomendada para atividades que necessitam de luz direta em algum momento. Porém, a luz direta quando usada por muito tempo gera fadiga visual, por isso, o ideal é usar lâmpadas com temperatura de 2.700k. Nesse caso, o aconselhado também é ligá-la somente quando há necessidades específicas. Por exemplo, conferir alguma coisa, revisar algum texto, escrever ou preencher documentos, etc.

iluminação para home office

4. Evite reflexos

Além de atrapalhar a visualização das coisas, os reflexos podem ocasionar problemas de visão. Para evita isso, a iluminação não pode incidir diretamente nas telas e, também, a mesa não pode ficar de frente para o sol e sim de lado. Outra dica é equilibrar a iluminação para home office com uso de luz indireta, direcionada para baixo ou para os lados.

5. Aposte em iluminação para home office em LED

Ao planejar a iluminação do local de trabalho, três conceitos são prioridades: conforto, produtividade e economia. Por isso, priorize lâmpadas e iluminação em LED. Essa tecnologia é mais potente, visualmente confortável e mais econômica ao longo do tempo. Além disso, as lâmpadas de LED não emitem raios ultravioletas nem infravermelho. Aspectos mais seguros e que também não distorcem a cor dos objetos.

Conhece alguém que está precisando dessas dicas de iluminação para home office? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *