Dicas, Estilo

Estilos de decoração: descubra qual é o seu

estilos de decoração

A decoração é uma forma de expressar a identidade das pessoas, por meio de objetos, móveis e cores. Essa composição tem o efeito de ditar um tom para o espaço, por exemplo, moderno, aconchegante, romântico ou vibrante. Há diversos estilos de decoração, e o bacana é que não existe uma regra. A mesma pessoa pode se identificar por mais de um perfil e trazer para casa diversas referências. Confira, a seguir, alguns dos principais estilos de decoração.

Escandinavo

O estilo escandinavo é uma decoração considerada atemporal. Ou seja, mesmo com o passar dos anos, continua em alta. A decoração de interiores nesse estilo começou por volta do começo do século XX, influenciada, principalmente, pelas ilustrações do artista sueco Carl Larsson, que retratava ambientes mais claros, com poucos itens e com uma decoração muito aconchegante.

O segredo da decoração escandinava é ser básica e aconchegante. Cores neutras, como o branco, cinza e o bege, dominam a decoração no estilo escandinavo. Já o aconchego é obtido por meio da madeira natural, presente em móveis, piso de madeira e objetos de decoração.

estilos de decoração

Decoração estilo escandinavo

Boho

O estilo Boho deriva da expressão inglesa Bohemian Chic, que faz referência ao comportamento boêmio contemporâneo. A principal característica de uma decoração Boho é a fusão de referências étnicas, como o hipie, oriental, country, vintage e punk. Portanto, é um estilo para quem ama cores e misturas de elementos.

A decoração Boho combina bem com móveis reaproveitados, estampas, almofadadas coloridas, tapeçarias, rendas e acessórios pendurados na parede. Para não se perder, a recomendação é criar uma paleta de cores e seguí-la durante a aquisição das peças de decoração. Na duvida, confere nosso artigo de como combinar cores na decoração.

estilos de decoração

Estilo de decoração Boho

Rústico

O estilo Rústico vai ao encontro da tendência de trazer elementos naturais para casa. As pessoas estão buscando mais tranquilidade e, por isso, apostam em uma decoração que referencie uma vida no campo. Móveis antigos de madeira, decoração com aspecto de desgastada, plantas grandes, metal, vidro, couro e porcelana combinam bem com a decoração rústica.

estilos de decoração

Vintage

O termo vintage era usado para se referir às melhores colheitas de uva, que, por sua vez, produziam os melhores vinhos envelhecidos. Por isso, o conceito vintage faz referência a uma decoração antiga, tida como “a melhor época”. Pinturas desgastadas, cadeiras de balanço, madeira natural e móveis com aspecto de envelhecido fazem parte do estilo de decoração Vintage.

estilos de decoração

Decoração vintage em combinação com estilo moderno industrial

Industrial

Um dos mais famosos estilos de decoração da atualidade é o estilo industrial. Esse decor surgiu na cidade de Nova York, por volta de século XX, na ocasião em que muitas pessoas tiveram que morar em lugares adaptados de antigas construções, principalmente fábricas e galpões abandonados.

A essência da decoração com estilo industrial é remeter a antigas fábricas. Para isso, usa-se muito metal, pedra, madeira de demolição, cimento queimado, tubulação aparente, ambientes bem abertos e iluminados. Objetos antigos, como máquina de escrever ou câmera Polaroide, combinam bem com a decoração industrial.

estilos de decoração

Decoração estilo industrial

Provençal

O estilo Provençal se assemelha à decoração rústica por também buscar trazer a atmosfera campestre para dentro de casa. Porém, a diferença está na sutileza. A decoração provençal é mais delicada e refinada, inspirada na cidade de Provença, na França, onde os habitantes preservam o estilo de vida em meio ao campo.

A decoração provençal está alinhada com um decor mais romântico. Flores, cores claras, móveis rústicos, lustres, luminárias de mesa, almofadas estampadas, cortinas mais claras e móveis mais sofisticados compõem uma decoração Provençal. Inclusive, você pode relembrar nosso artigo que ensina como dar um novo aspecto aos móveis de madeira antigos. Nele, ensinamos a técnida de pátina provençal.

estilos de decoração

Oriental

O estilo de decoração oriental remete à cultura dos países do oriente, como Japão, China, Índia, Egito, Malásia, Turquia e Tailândia. Basicamente, esse estilo procura fazer uma mescla de beleza com tranquilidade. O minimalismo é uma máxima aqui, nada de exageros ou coisas que não combinam.

Peças de bambu, mandalas, xícaras de porcelana, bandejas de chá e biombos caracterizam a decoração oriental. A flor de cerejeira é um símbolo oriental de amor, renovação da vida e harmonia, estampas com esse motivo combinam super bem.

estilos de decoração

Navy

Entre os estilos de decoração que remontam à natureza, o Navy é especialmente dedicado aos amantes do litoral. Basicamente, a decoração Navy procura trazer para dentro de casa tudo que faça referência à vida na praia, mesmo que a pessoa more afastada dessa região.

Portanto, cores claras combinando com o azul-marinho e o vermelho são perfeitas para compor um espaço nesse estilo. Acessório que remetem ao mar também, por exemplo, barcos, ancora, timão, conchas, ondas, estrelas do mar, etc.

estilos de decoração

Decoraçõ Navy

Folk

A decoração Folk é fruto de um movimento cultural que surgiu nos Estados Unido a partir da década de 1960. O Folk celebra a mistura de povos e, por isso, a decoração Folk é caracterizada por elementos inspirados em índios, povos mexicanos e andinos e na cultura hippie.

Itens artesanais, tons terrosos, tapetes, mantas e almofadas com estampas étnicas, tricôs, flores e franjas caracterizam esse estilo de decoração. Além disso, a criatividade na composição faz parte de quem opta por decorar a casa inspirada no estilo Folk.

estilos de decoração

Decoração Folk

Moderno

O último dos estilos de decoração é o moderno, que também pode ser chamado de modernista. O estilo moderno é fruto de uma tendência, oriunda das artes e arquitetura no século XX, que busca um alinhamento entre forma e função. Assim, o menos é mais é uma das regras da decoração moderna, por isso, o conceito de decoração clean é bem forte aqui.

A decoração modernista não precisa, necessariamente, de objetos com design futurista, mas de itens que prezem pela funcionalidade. Esse estilo é perfeito, por exemplo, para quem mora em apartamentos pequenos, pois os excessos não combinam com esse estilo.

estilos de decoração

Estilo e decoração modernista

Qual desses estilos de decoração mais combina com você? Deixe nos comentários!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *