Dicas

D.I.Y: Como fazer velas decorativas

como fazer velas decorativas

Quer dar um charme a mais na decoração da sua casa? Pois, hoje, vamos ensinar como fazer velas decorativas. Bem simples de serem feitas, as velas combinam com todos os cômodos. Você pode usá-las nos quartos, no banheiro, na mesa de jantar, na sala e, até mesmo, na cozinha. Inclusive, com a chegada do Natal, velas combinam super bem. Com um toque de essência, as velas se tornam aromáticas, dessa forma, além de decorar, perfumam o ambiente. Veja a seguir como fazer velas decorativas!

Do que você precisará:

  • parafina lentilhada;
  • pavio de vela;
  • potinhos de vidro ou moldes da sua preferência;
  • essências artificiais do aroma que preferir.

Passo a passo

Primeiramente, comece derretendo a parafina em uma panela junto com a essência. Para não errar na proporção, calcule o volume do molde e use o dobro de parafina lentilhada. Nessa etapa, é importante tomar cuidado para não aquecer demais o material, pois, ela pode inflamar.

Para isso, mexa sempre com uma colher de cabo longo até que a parafina fique transparente. Se tiver um termômetro, não deixe que passe de 90 °C e nem que comece a soltar fumaça, mas, se não tiver, apenas não deixe que a parafina fique no fogo por muito tempo depois que ela derreter completamente. Se for necessário, derreta a parafina em fogo baixo.

como fazer velas decorativas

Os materiais necessários para este passo a passo de como fazer velas decorativas são facilmente encontrados em lojas de artesanatos

Depois de derretida, com cuidado, coloque o líquido no molde escolhido e insira o pavio. Deixe a vela esfriar por, aproximadamente, duas horas. Caso você esteja usando um molde que não fará parte da vela, para facilitar a remoção, aplique vaselina liquida antes de colocar a parafina.

Explore a criatividade

Agora, que você descobriu como fazer velas decorativas, é hora de abusar da criatividade. Além das essências normais, por exemplo, você pode misturar no interior da vela pedaços de canela ou grãos de café. Além de um visual elegante, sua vela liberará um aroma diferente pela casa.

Outra dica é incrementar a aparência da vela. Para isso, você pode usar corante e brincar com um degradê na vela, ou colar acessórios no entorno dela. Apostar em vidros e frascos diferentes também é uma ótima opção.

Quer mais tutoriais como este? Então, não esqueça de seguir a haus&afins no Facebook e no Instagram!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *