Dicas

Coisas que você precisa saber antes de comprar portas de madeira

portas de madeira

As portas de madeira são itens fundamentais quando se fala em segurança, conforto e privacidade na casa. Entretanto, há diversos modelos disponíveis no mercado, variando metragem, material, estrutura e acabamento. Essa variedade pode acabar confundindo quem está precisando comprar portas de madeira. Por isso, preparamos este conteúdo com as principais coisas que você precisa saber para escolher portas para o seu lar!

Onde as portas de madeira serão instaladas?

O primeiro ponto é entender qual exatamente é a sua necessidade. Portas para áreas externas precisam ser mais resistentes, tanto a impactos, por questão de segurança, quanto às intempéries, como sol e chuva.

Já as portas internas, que servem para separação de cômodos, podem ser de um material mais leve, mas deve-se analisar a qualidade do revestimento e a espessura, para ajudar abafar os sons e dar mais conforto aos moradores.

Por outro lado, portas instaladas em ambientes úmidos, como lavanderia ou banheiro, precisam contar com revestimento resistente à umidade.

Qual o tamanho da porta que você precisa?

Há diferentes dimensões de portas, por isso, antes de comprar a sua, você precisa fazer a medição de cada um dos espaços. Se você ainda estiver construindo, lembre-se de não deixar um lugar muito estreito para as portas, porque isso dificulta passar com móveis, ou transitar com um cadeirante, por exemplo.

Em alguns imóveis, é comum que as paredes apresentam espessuras diferentes e/ou irregulares. Nesses casos, é importante que a porta acompanhe um kit de batente regulável que permite adaptar a porta e corrigir os desalinhamentos.

Os tamanhos mais comuns de portas de madeira são:

  • 2,10 x 0,60
  •  2,10 x 0,70
  • 2,10 x 0,80
  • 2,10 x 0,90
  • 2,10 x 1,00
  • 2,15 x 1,20

portas de madeira

 

Você quer que a porta abra para a esquerda ou para a direita?

Pode parecer simples, mas muitas pessoas nem se dão conta desse detalhe, até que precisem comprar as portas. Basicamente, você precisa imaginar como será a abertura da porta em questão, considere qual o lado mais fácil, ergonômico e que aproveitará melhor o espaço.

Porta de madeira maciça ou MDF?

Portas de madeira maciça são mais resistentes e duráveis, além de possuírem um apelo decorativo maior. Entretanto, são mais caras, pois a madeira maciça é mais difícil de se conseguir e requer tratamentos específicos.

O MDF (Medium Density Fiberboard ou placa de fibra de média densidade) é um material usado em substituição à madeira maciça. Trata-se de chapas fabricadas a partir de fibras de madeira coladas e fixadas sob altíssima pressão, resultando em um produto de alta durabilidade e resistência, mais fácil de ser encontrado e de custo mais acessível que a madeira maciça.

Portas laqueadas ou não?

Portas de madeira laqueada estão cada vez mais comuns no mercado. Por conta dessa tendência, muitos consumidores acabam tendo dúvida na hora que se deparam com essa terminologia. Basicamente, a laca é um revestimento químico usado na pintura automotiva que concede benefícios estéticos e estruturais à madeira.

Esse tipo de acabamento deixa a porta de madeira com uma durabilidade maior e, por isso, é tipo como uma boa opção para quem procura portas de madeira com ótimo custo-benefício. Antes de receber esse tratamento, a porta é lixada, pintada e envernizada.

portas de madeira

Benefícios da laca:

  • Sela a superfície da madeira;
  • Evita riscos e avarias;
  • Aumenta a proteção contra umidade e luz solar;
  • Mais fácil de limpar;
  • Acabamento liso e uniforme;
  • Elimina imperfeições;
  • Garante uniformidade na coloração;
  • Não amarela com o tempo.

Então, para que a sua compra de porta de madeira seja mais acertada, você precisará analisar se elas serão destinadas às áreas externas ou internas, assim como medir precisamente a dimensão das mesmas e avaliar a qualidade do material e revestimento.

Com base nessas informações, você terá um bom custo-benefício e ótimo produto para o seu lar. E não esqueça de conferir alguns modelos de portas no site haus&afins, há ótimos modelos para a sua casa.

Tem mais alguma dúvida sobre portas de madeira que não contemplamos no artigo? Deixe nos comentários que procuraremos a resposta para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *