Institucional

Grupo haus e haus&afins: como o mercado on-line molda os negócios

grupo haus

Ter um objetivo e um plano de ação é fundamental para alcançar o sucesso nos negócios, mas saber se adaptar e enxergar oportunidades é tão importante quanto. Em 2016, quando iniciamos o grupo haus, a proposta era atender o mercado offline. Entretanto, cá estou eu, hoje, gerenciando a haus metais, nossa marca própria, e a haus&afins, um moderno e-commerce de produtos para casa, se relacionando com os maiores fornecedores do Brasil.

Acredito que a história da haus&afins tem muito a dizer sobre o valor do olhar atento às oportunidades de mercado. Por isso, decidi compartilhá-la com vocês!

O surgimento do grupo haus

Tudo começou com a proposta de comercializar produtos de marca própria no Brasil. Com sede em Joinville (SC), iniciamos a operação da haus metais com uma logística de ponta em um moderno centro logístico. Nosso objetivo foi o desenvolvimento de produtos diferenciados. Conseguimos! Criamos linhas de metais, acessórios e louças com certificações internacionais.

Montamos uma rede de representantes altamente capacitada. O foco inicial foi a região Sul, mas não demorou para que percebêssemos um grande potencial para nossos produtos no Sudeste e, posteriormente, no Distrito Federal, Mato Grosso e Minas Gerais. Os clientes demandavam produtos de qualidade e tínhamos isso!

O projeto de crescimento nacional estava acelerado quando surgiu o primeiro convite para a venda online dos produtos haus. Paralelamente às vendas físicas, iniciamos a atraente experiência com o mercado digital com a venda de nossos produtos em um grande portal, um dos maiores das américas.

A boa aderência dos nossos produtos no mercado nacional, assim como a ótima aceitação dos mesmos pelos clientes e o potencial do mercado digital foram cruciais para darmos start em um e-commerce próprio. Afinal, se vendíamos bem por meio de outros sites e tínhamos produtos campeões, por que não investir em uma página 100% nossa?

Primórdios da haus&afins

Iniciou-se, então, uma constante busca pelo desenvolvimento de um projeto ideal, grandioso como nossa ambição por fazer diferente, fazer melhor. A experiência em lojas físicas nos permitiu entender o que o mercado queria, o que o consumidor precisava e a maneira que as pessoas se relacionavam.

Assim, montamos uma estrutura robusta, que suportaria não somente a venda de nossos produtos, mas a venda de produtos em volume e de grandes marcas. Tudo isso, pensando na melhor experiência possível para os compradores e parceiros. Surgiu, então, uma nova empresa.

Uma nova empresa que, além de potencializar as vendas de nossa marca, traria a responsabilidade de gerenciamento logístico e a venda da produção e importação de grandes players do mercado nacional. Uma nova empresa com o mesmo DNA do grupo haus e da haus metais. Uma nova empresa com foco na qualidade total do processo de gestão da venda digital. Assim surgiu a haus&afins!

Entretanto, ainda tinha muito a ser feito. Desafios? Surgiram vários! Oportunidades? Muitas. A consolidação do portal como é hoje foi um processo bem trabalhoso, tivemos que lidar com questões. Entre elas: modelo logístico, gerenciamento de fornecedores, equipe de profissionais remotos, experiência do usuário… O e-commerce haus&afins estava no ar, mas ainda faltava muita coisa para que ele ficasse exatamente da forma como queríamos. Porém, creio que tudo isso pode ficar para um próximo artigo, não é mesmo?

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *