Dicas

Como instalar vaso sanitário convencional, com caixa acoplada e monobloco

vaso sanitário

Se você está construindo, reformando ou quer modernizar o seu banheiro, saiba que você mesmo pode fazer a instalação das louças sanitárias. Aqui no blog da haus&afins, já ensinamos como instalar cubas de apoio e também já demos algumas dicas que você precisa saber antes de comprar louças sanitárias. Agora, é hora de colocar a mão na massa e aprender como instalar vaso sanitário.

Primeiramente, precisamos frisar que existem três modelos principais de bacias sanitárias:

Vaso sanitário comum:  utiliza uma válvula de descarga instalada na parede, responsável por fazer a ligação da rede de água com o vaso. Possui design variado e, normalmente, o custo é mais acessível.

Vaso sanitário com caixa acoplada: possui um reservatório de água para o funcionamento do produto. A válvula conta com duas opções de descarga, 3lts ou 6lts, que possibilita economia de até 40% de água. Além disso, esse modelo permite acesso ao sistema interno de descarga, facilitando caso seja necessária alguma eventual manutenção.

Vaso sanitário monobloco: O funcionamento é similar ao modelo com caixa acoplada, a diferença é que o reservatório e a bacia sanitária são uma peça só, sem emendas. Além da questão estética, esse modelo é mais fácil de instalar.

vaso sanitário

Manipule com cuidado a louça sanitária, qualquer batida pode danificar a peça, uma dica é cobrir o chão com uma toalha velha, para ajudar a absorver possíveis impactos. Use também luvas de borracha, porque dão melhor aderência e evitam que a peça escorregue das mãos

Passo a passo: como instalar vaso sanitário

Agora que você entendeu as diferenças entre os modelos, podemos seguir com o passo a passo da instalação. Normalmente, os acessórios necessários acompanham o produto, com exceção de algumas ferramentas. De modo geral, você vai precisar de:

  • bacia sanitária;
  • lápis para fazer marcação;
  • 1 martelo;
  • 2 parafusos 12 mm (ou do tamanho que acompanhar o seu vaso sanitário);
  • Chave de boca 12 ou 13;
  • 2 parafusos de plástico para caixa acoplada (normalmente acompanha o produto);
  • Furadeira;
  • chave de mandril;
  • broca para concreto de 12 mm;
  • anel de vedação (normalmente acompanha o produto);

Passo 1

Desligue o fornecimento de água do banheiro.

Passo 2

Com muito cuidado, posicione a bacia sanitária de forma que ela fique perfeitamente encaixada no tubo de esgoto. Com o lápis, faça um contorno na bacia (para você conseguir fixá-la novamente) e marque, no chão, os locais dos furos laterais.

Passo 3

Faça a furação dos lugares marcados, com a furadeira e a broca, e coloque os parafusos de 12 mm.

Passo 4

Encaixe perfeitamente o anel de vedação na parte de baixo do vaso sanitário e também em volta do tubo de esgoto. Essa peça evita vazamentos e que os gases que circulam pelos canos escapem, ocasionando mau cheiro no banheiro.

Passo 5

Novamente, com muito cuidado, posicione a bacia sanitária de forma que o anel de vedação encaixe com a saída do tubo e sobre os dois parafusos que saem do chão. Com a chave de boca, aperte os parafusos, mas tome cuidado para não apertar demais porque pode trincar a louça.

Passo 6 (vaso sanitário convencional)

Se o seu vaso sanitário for um modelo convencional, basta fazer a ligação da saída de água com o produto. Use fita veda rosca e certifique-se que o cano ficou bem preso.

Passo 6 (vaso sanitário com caixa acoplada)

Encaixe o segundo anel de vedação na parte de baixo da caixa acoplada. Posicione a peça sobre a bacia sanitária e fixe-a com os parafusos, encaixando-os por baixo.

Passo 7 (vaso sanitário com caixa acoplada)

Conecte o tubo flexível da caixa à saída de água da parede. Certifique-se de ficar bem firme, caso necessário, use fita veda rosca.

Depois de todos esses passos, a instalação do seu vaso sanitário está concluída. Ligue novamente o abastecimento de água e confira se não há nenhum vazamento. No modelo monobloco, como não há necessidade de instalar o reservatório, basta seguir até o passo 5 e, depois, fazer a conexão com a saída de água.

Agora que você está dominando a instalação, é só conferir os modelos de vasos sanitários disponíveis na haus&afins e aproveitar as nossas promoções!

 

Artigos Relacionados

2 comentários sobre “Como instalar vaso sanitário convencional, com caixa acoplada e monobloco

  1. Better Home disse:

    Muito bom artigo, vamos usar para orientar novos membros de nossa equipe.

    1. Amaro Lima disse:

      Muito obrigado pelo feedback!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *