Dicas

Como instalar luminárias pendentes: passo a passo e dicas

como instalar luminária

Fáceis de instalar e disponíveis nas mais diversas formas, cores e tamanhos, as luminárias pendentes permitem uma decoração moderna e aconchegante nos mais diferentes cômodos da casa. Confira, a seguir, o passo a passo de como instalar luminárias pendentes e algumas dicas usá-las na composição do lar.

O que você vai precisar:

  • luminária pendente acompanhada de soquete e espelho;
  • lâmpada;
  • alicate;
  • alicate de bico;
  • chave de fenda;
  • fita isolante.

Como instalar luminárias pendentes

A instalação desse produto é muito simples, podendo ser feita perfeitamente com a mesma instalação elétrica das luminárias convencionais e dispensando a contratação de profissionais. Entretanto, se você não se sentir confortável para realizar essa tarefa, o indicado é contratar um eletricista para o trabalho.

Primeiramente, é fundamental cuidar da segurança. Por isso, para evitar qualquer tipo de acidente, desligue o disjuntor geral da casa antes de manipular os fios. Outro conselho é usar escadas completamente estáveis. Nada de subir na cadeira para fazer a instalação!

como instalar luminária

Sempre faça a instalação das luminárias durante o dia, assim você aproveita a luz natural para realizar o procedimento

Passo 1

Comece preparando a luminária. Com o auxílio do alicate, desencape aproximadamente 2 cm da ponta dos fios da luminária e do teto. Luminárias mais pesadas possuem um cabo de aço junto com os fios, ele serve para dar mais sustentação. Nesses casos, usando o alicate, puxe esse fio para fora.

Passo 2

Fixe o suporte de sustentação da luminária na caixa de luz do teto, aperte bem os parafusos com o uso da chave de fenda.

Passo 3

Agora é a hora de fazer a conexão dos fios, mas, antes disso, passe os fios da luminária por dentro do orifício central do suporte. Em seguida, com o auxílio do alicate de bico, prenda a ponta desencapada dos fios da luminária aos fios do teto, respeitando as cores de cada um.

Passo 4

Para evitar que os fios encostem uns nos outros, o que levaria a curto-circuito, encape cada um dos fios com fita isolante.

Passo 5

Firme o abo de aço no suporte, para isso, você precisa dar algumas voltas com o cabo ao redor da peça.

Passo 6

Esconda os fios dentro da caixa de luz. Finalize encaixando a base da luminária no suporte e rosqueando a lâmpada.

Dicas de decoração com luminárias pendentes

Agora que você viu como instalar luminárias pendentes, e percebeu como o processo é simples e fácil, pode pensar diversas possibilidades de melhorar a iluminação da sua casa. Há muitos estilos disponíveis no mercado, alguns com um design mais minimalista e industrial, assim como luminárias mais coloridas.

Além disso, as luminárias pendentes ajudam a melhorar os pontos de luz da casa, fornecendo melhor conforto visual e dando mais estilo para o seu lar. Você pode usá-las para melhorar a qualidade da luz do home office, por exemplo, ou, então, para destacar a mesa de jantar.

Confira algumas imagens de inspiração:

como instalar luminária como instalar luminária como instalar luminária como instalar luminária como instalar luminária como instalar luminária como instalar luminária como instalar luminária como instalar luminária

Quer receber mais dicas para a sua casa? É só curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram que tem muito conteúdo legal vindo por aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *