Dicas

D.I.Y: Parede de cimento queimado

parede de cimento queimado

Quer trazer o estilo urbano e contemporâneo para a sua casa? Uma dica é apostar na parede de cimento queimado, clássico da decoração industrial que virou moda na decoração de interiores. O resultado é uma decoração com muita personalidade e um visual único e belo.

Há diversas maneiras de se conseguir esse efeito, por exemplo, usando adesivo, fazendo uma mistura de argamassa ou usando a massa já pronta. Independentemente da escolha, a aplicação é bem simples e pode ser feita por você mesmo!

A parede de cimento queimado consiste em um visual mais disforme, com pontos claros, escuros e manchas que remetem ao cimento. Esse elemento faz conexão com uma decoração urbana, jovial, descontraída e combina perfeitamente com diversos tipos de móveis, plantas e acessórios.

Formas de fazer parede de cimento queimado:

Massa corrida

Uma opção mais simples e acessível, basta misturar massa corrida com água (conforme recomendações do fabricante do produto) e acrescentar pigmento preto até obter a coloração desejada. Uma dica é aplicar a primeira demão com um tom mais escuro e as seguintes camadas com tons mais claros.

Argamassa

A argamassa é uma mistura de cimento com areia, água e outros componentes, normalmente usada para fixar azulejos e cerâmicas. Para obter o efeito da parede de cimento queimado, basta misturar cerca de 1 kg de argamassa com 100 ml de cola branca. Depois, adicione água aos poucos até obter uma mistura pastosa.

Massa pronta

A massa pronta para parede de cimento queimado surgiu depois que esse estilo começou a virar moda. Essa opção tem a vantagem de já vir pronta para uso, não necessitando de qualquer tipo de mistura. Por outro lado, pode ser um pouco mais custosa. Entretanto, há diversas marcas disponíveis no mercado.

parede de cimento queimado

Se a parede da sua casa for muito porosa, antes de aplicar a massa, recomendado é passar um primer para selar os poros e assegurar um melhor efeito

Passo a passo

Independentemente se você usará massa corrida, argamassa ou a massa pronta, o modo de aplicação do efeito é o mesmo. A única diferença é que, caso opte pelas duas primeiras opções, deverá preparar a mistura antes. Depois de feito isso, basta seguir o passo a passo:

Passo 1

Primeiramente, você deve preparar o ambiente. Se possível, retire os móveis do lugar ou cubra-os, forre o chão com jornais ou lona plástica e proteja interruptores e tomadas.

Passo 2

Passe uma fita adesiva por toda as bordas da parede. Isso servirá para delimitar os limites de aplicação, mas  sem sujar as outras paredes.

Passo 3

Com o auxílio de uma espátula rígida de aço, comece aplicando a massa pelas bordas. Para obter um efeito legal, faça movimentos aleatórios circulares e/ou retos. Certifique-se de cobrir toda a superfície com uma camada fina e regular da massa.

Passo 4

Finalize a primeira demão e espere a massa secar conforme o tempo indicado pelo fabricante do produto. Normalmente, é necessário de 4 a 6 horas.

Passo 5

Agora, é hora da segunda demão de massa e o efeito da parede de cimento queimado começa a ficar mais visível. Depois de secar a primeira demão, repita o passo 3. Depois de terminado, aguarde novamente a secagem.

Passo 6

O efeito do cimento queimado é bastante subjetivo, há pessoas que preferem tons mais escuros e com muitas marcas e manchas. Por outro lado, existem aqueles que optam por uma parede mais suave e com tons mais claros.

Portanto, o que marca isso é a quantidade de demãos de massa, quanto mais aplicações você fizer, mais suave fica o efeito. Dessa forma, se depois da segunda demão você já gostar do resultado, pode finalizar por aí a aplicação.

Passo 7

Depois que a massa estiver completamente seca, basta lixar toda a parede com uma lixa fina. Se preferir um efeito marmorizado, pode aplicar uma cera incolor por último.

parede de cimento queimado

Vai fazer uma parede de cimento queimado na sua casa? Não se esqueça de tirar muitas fotos e nos marcar nas redes sociais! Se ficar com alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos te ajudar.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *