Dicas

Cabeceira de cama: quais os tipos e como escolher?

cabeceira de cama

Antigamente, as camas tradicionais já contavam com a cabeceira na estrutura. Entretanto, isso mudou a partir do momento que as camas box, modelos em que a base é do tamanho exato do colchão, conquistaram o mercado. Por não contarem com a cabeceira de cama inclusa, possibilitaram usar a criatividade para valorizar a decoração do quarto adquirindo-a a parte.

Apesar de muitas pessoas preferirem não adquirir esse acessório, encostando a cama diretamente na parede, é preciso saber que o móvel não tem apenas função estética. Ele também é funcional, proporcionando conforto, proteção e segurança, tanto para as pessoas quanto para o próprio colchão.

Se você ainda não sabe como escolher cabeceira de cama, este artigo é ideal para você.  Além de diferenciar os modelos, você aprenderá qual é o tipo mais indicado com base na metragem do seu quarto. Boa leitura!

cabeceira de cama

A cabeceira estofada funciona como uma espécie de extensão do colchão e dos travesseiros, proporcionando conforto e proteção

Para que serve a cabeceira de cama?

Além, é claro, de contribuir com a decoração do quarto, ela serve para:

  • Proteger a parede atrás da cama contra manchas, impactos e riscos;
  • Evitar que o colchão tenha contato com a umidade e/ou sujeira da parede;
  • Amortecer batidas contra a parede;
  • Servir de encosto para as pessoas;
  • Aumentar o conforto e a sensação térmica da cama.

Tipos de cabeceira

Os modelos mais comuns são os de madeira e os estofados. A cabeceira de madeira é uma opção mais tradicional, podendo ser encontrada nas opções de MDF, MDP ou madeira maciça. Essa opção combina, por exemplo, com uma decoração rústica e com móveis de madeira.

Por outro lado, a cabeceira estofada de suede ou veludo é um tipo mais moderno que surgiu para acompanhar as inovações nos modelos de cama box. Diferente das cabeceiras de madeira, o modelo estofado tem a vantagem do conforto e são mais indicadas para quem gosta de sentar na cama e ficar encostado.

Há diferentes tipos de cabeceiras estofadas. Por exemplo, os modelos lisos, que combinam com uma decoração mais básica, ou os que possuem riscos ou linhas, perfeitos para um ambiente minimalista. Além desses, o modelo de cabeceira capitonê, que tem um botão bordado, é indicado para espaços modernos e românticos.

cabeceira de cama

Para ser confortável, recomenda-se que a altura da cabeceira de casal seja suficiente para apoiar as costas quando a pessoa estiver sentada na cama

Como escolher o modelo ideal?

Para saber o modelo ideal de cabeceira você deve levar em consideração cinco coisas:

  • Tamanho da cama box (cama de solteiro, casal tradicional, queen ou king);
  • Comprimento do quarto;
  • Altura do pé-direito do quarto (altura do chão ao teto);
  • Utilização do quarto;
  • Conforto e estética desejados.

Se o quarto for estreito, é importante que a cabeceira não diminuía ainda mais o ambiente. Portanto, o indicado é que a cabeceira cubra todo o comprimento da parede e não seja muito alta, em torno de 30 cm a mais do que a altura da cama.

Outra dica é selecionar uma cabeceira do mesmo tom da parede, caso o quarto seja muito pequeno. Agora, se o quarto tiver um pé-direito alto, a cabeceira comprida e baixa ajuda a dar a sensação de proporção no ambiente.

cabeceira de cama

Cabeceiras de casal estofadas passam a sensação de conforto, deixando o quarto mais aconchegante e a cama mais convidativa

Por outro lado, se o espaço for muito alto, o aconselhado é fazer o inverso, optando por uma cabeceira mais curta, porém, mais alta. Em relação às cores, vale a pena apostar em um tom que destaque o ambiente.

Para complementar a decoração do quarto a dica é apostar em pontos de luz. Isso pode ser feito, por exemplo, com um abajur, luminária de chão ou uma luminária sobre a cama.

Além de deixar o espaço mais aconchegante, a combinação de luz e cabeceira valoriza a decoração. Se você tiver espaço na parede, finalize com um quadro ou porta retrato sobre a cama.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *