Dicas

Livros na decoração: você sabe como usar?

livros na decoração

Se tem uma coisa que todo amante da leitura nunca consegue, é parar de comprar livros. Mesmo que os livros digitais estejam ganhando cada vez mais destaque, aquele passeio pela livraria ou sebo sempre acaba rendendo um exemplar a mais para a coleção. Nesses casos, nada melhor do que abusar dos livros na decoração do lar!

Os livros são artigos de decoração bastante pessoais. Afinal, carregam conhecimento e/ou entretenimento que está relacionado ao gosto e personalidade da pessoa. Portanto, a decoração com livros é uma forma de destacar a individualidade do morador na casa. Deixando-a com a cara do dono.

Outra vantagem é que eles são muito versáteis. Podendo ser usados em diversos cômodos, nos mais inusitados móveis e das mais variadas formas, arranjos e composições. Sem falar que há obras das mais variadas formas, cores, espessuras, tamanhos, materiais, etc.

Como usar livros na decoração

Além de os livros combinarem com algo mais descontraído como também com um lugar mais formal, eles se adéquam tanto na decoração de sala quanto na decoração de escritório, por exemplo. Com ressalvas para espaços úmidos, como cozinha e/ou banheiro, o que é abusar da criatividade e seguir alguns truques de composição com esses artigos.

Por se tratar de um elemento muito pessoal e variado, a decoração com livros é bastante livre. Entretanto, há algumas regras que podem ser seguidas a fim de manter uma boa harmonização nos ambientes. Assim como preservar a estrutura dos itens, afinal, ninguém quer ver o livro querido estragado.

Por exemplo, o recomendado é sempre armazená-los enfileirados na vertical. Pois, o excesso de peso pode danificar a lombada e/ou amassar a capa. Entretanto, caso você queira optar por uma composição em que os livros ficam sobrepostos, a dica é fazer pequenas pilhas e preferir livros mais resistentes, como os de capa dura, na base.

livros na decoração

Dicas de decoração com livros

Na hora de organizá-los, prefira manter coleções juntas, isso facilitará na hora que você quiser encontrar um determinado exemplar. A mesma regra vale para autores e/ou gêneros literários. Contudo, como a decoração é livre, sinta-se à vontade para criar uma composição mesclada, mas lembre-se que isso pode atrapalhar um pouco na hora de achar determinada obra.

Na decoração de sala com livros, você pode colocar alguns exemplares sobre a mesa de centro ou até mesmo como base para vasos. Nesse último caso, apenas tome cuidado para que o vaso não solte nenhum tipo de líquido e/ou não seja muito pesado. Na mesa de centro, os livros servem até mesmo para distrair e entreter as visitas.

Se você tiver um home office, os livros e revistas mais técnicos combinam bem com a decoração de escritório. Prefira estantes com prateleiras que ajudem na organização dos mesmos. Combine com outros elementos, como porta-retratos, miniaturas, plantas, luminárias e demais objetos decorativos.

Inspiração

Veja, a seguir, alguns exemplos de como os livros foram usados na decoração e se inspire!

livros na decoração

Fonte: Pinterest

livros na decoração

Fonte: Pinterest

livros na decoração

livros na decoração

livros na decoração

livros na decoração

Curtiu nosso artigo de como decorar a casa com livros? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *