Dicas

Plafon: o que é, quais os tipos e como escolher?

Plafon

Com exceção das residências que contam com um projeto mais elaborado e personalizado, normalmente, a maioria das casas e apartamentos possui, apenas, um ponto de luz geral por cômodo. Portanto, o Plafon é um item essencial para agregar à decoração dos espaços e melhorar as condições.

O Plafon é uma luminária de teto, podendo ser de sobrepor ou embutir, usada para iluminação geral do ambiente. Esse acessório possui a vantagem de distribuir a luz de modo mais homogêneo e satisfatório. Dessa forma, contribuindo para um espaço visualmente mais confortável e aconchegante.

Além disso, pode ser encontrado em diferentes modelos, materiais, tamanhos e tipos. Entretanto, não precisa se desesperar! Neste artigo, você vai aprender a diferenciar cada um dos modelos e escolher o Plafon ideal para a sua necessidade. Boa leitura!

plafon

Sala decorada com Plafon de sobrepor redondo

Tipos de Plafon

Esse é o equipamento mais usado para iluminação geral dos ambientes. Contudo, por conta da imensa variedade de modelos, é normal que haja uma certa confusão na hora de comprar Plafon. Para saber qual a escolha, confira as especificidades de cada tipo:

Plafon sobrepor

Também conhecido como Plafon grosso, por conta da espessura, esse modelo é instalado diretamente no teto, seja de gesso ou laje, ficando “para fora”. Normalmente, essa opção é usada em salas de estar ou jantar, nas quais o apelo decorativo é maior.

Plafon embutir

Essa opção é instalada dentro do teto, por isso, é chamado de embutir. É uma opção mais neutra e focada na função, ideal para espaços como lavanderia, cozinha ou banheiro.

Plafon quadrado

É um dos modelos mais clássicos, podendo ser encontrado tanto na opção de embutir quanto de sobrepor. O formato quadrado, por conta das linhas retas, combina com diversos tipos de decoração. Entretanto, é mais indicado para quem deseja um espaço mais “sério” e clean.

Plafon retangular

O plafon retangular apresenta uma pelo bem similar ao quadrado, também disponível nas opções de embutir e sobrepor. A diferença é que o Plafon retangular apresenta a vantagem de maior dissipação de luz. Portanto, é recomendado para espaços estreitos e compridos, mas que necessitam de melhor distribuição de luz.

Plafon redondo

Por conta das linhas curvas, o modelo redondo é considerado mais elegante. Ideal para quem está buscando uma decoração mais despojada para a casa. Também pode ser encontrado em diferentes formas, plafons redondos de embutir combinam bem com uma cozinha mais clean ou banheiro. Já os de sobrepor agregam aos quartos e home office, por exemplo.

Plafon LED

A tecnologia de iluminação LED, presente nas lâmpadas do acessório, é mais econômica, durável e eficiente. Por isso, é considerada como a melhor opção de custo-benefício.

plafon

Como escolher o melhor modelo?

Primeiramente, podemos separar os Plafons em dois grupos (de sobrepor e embutir). Em seguida, considerar o formato (quadrado, retangular ou redondo) e tamanho. Por último, avaliar o acabamento e material que melhor se adéquem ao seu estilo e proposta de decoração.

Nesse caso, vale a pena você avaliar cada cômodo da casa e definir o que você deseja para aquele ambiente. Por exemplo, se na cozinha o objetivo é ter uma iluminação adequada e funcional, prefira o modelo de embutir quadrado, se for uma cozinha pequena, ou retangular se ela for muito comprida.

Por outro lado, se a ideia é um espaço mais convidativo e aconchegante, valorizando a decoração, como uma sala de jantar ou estar, invista em um plafon de sobrepor de cristal ou vidro, por exemplo.

Independentemente da escolha, não se esqueça que a principal função dessa pela é a de distribuir melhor a luz pelo ambiente. Portanto, ele precisa ser comprado de um tamanho considerando a metragem do espaço. Para facilitar, uma média a ser seguida, é que a luminária tenha uma proporção de um centímetro para cada metro quadrado.

Aprendeu tudo sobre Plafon? Se restou alguma dúvida, deixe aqui nos comentário! E não se esqueça de comprtilhar este artigo em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *