Dicas

Quarto de Bebê: como decorar e organizar

quarto de bebê

Quando a família está prestes a ganhar um novo integrante, é natural planejar o espaço dessa nova pessoa na casa. Afinal, o lar é uma extensão da identidade dos moradores e, dessa forma, até os menorzinhos merecem um cantinho especial. Há diversas opções de decoração para quarto de bebê, porém, o foco deve ser o conforto e a segurança.

Para as mamães e os papais que estão pensando em como decorar e organizar o quarto do bebê, mas ficam perdidos em meio a tantas referências que existem por aí (uma mais fofa que a outra), este artigo foi pensado para ajudar de forma prática a delimitar e definir as ideias.

Defina o tema para o quarto de bebê

Nesta etapa, o universo de referências é gigantesco. A escolha do tema servirá de norte para definir peças do enxoval, cores da decoração e dos móveis, etc. Por isso, a dica é começar por essa fase.

Uma pesquisa no Pinterest, somada aos gostos dos pais, ajudam nessa definição. Muitos casais gostam de escolher temas que tenham algum significado para a família, o que ajuda a criar uma história com o pequeno desde o nascimento.

Se o casal já souber o sexo do bebê, pode partir para uma decoração mais específica. Por exemplo, pirata ou marinheiro, se for menino, ou bailarina se for menina.  Entretanto, se preferirem esperar, a dica é investir em uma decoração neutra, como nuvens, bichinhos ou ursinho.

Tendências em temas para quarto de bebê:

  • Princesa/Príncipe
  • Bailarina
  • Anjinho
  • Raposinha
  • Céu/Nuvenzinha
  • Ursinho
  • Pirata
  • Marinheiro
  • Animais/Bichinhos
  • Safari
  • Floral
  • Unicórnio
  • Espaço
  • Realeza
  • Super-herói
  • Esportes

quarto bebê princesa

 

 

quarto bebê bailarina

quarto bebê bailarina

 

quarto bebê raposa

quarto bebê raposa

quarto bebê nuvem

quarto bebê nuvem

quarto bebê sáfari

quarto bebê safari

Pense na paleta de cores

Independentemente da escolha do tema, a segunda dica para organizar o quarto do bebê é manter uma paleta de cores que converse entre si. Caso contrário, o ambiente ficará poluído visualmente. A harmonização das cores é fundamental, principalmente, se o quarto for pequeno.

Uma paleta de cores claras combina com ambientes menores, pois, ajuda a dar sensação de amplitude. Aqui, tons pastel como bege, rosa, azul, cinza, verde menta, amarelo e branco são ótimas pedidas.

Contudo, se os papais optarem por uma decoração que não seja lúdica, estilos modernos, clean e clássicos também servem de inspiração para o quarto do bebê. Nesses casos, figuras geométricas, Petit Poa, listras, Chevron e geométricas são ótimas pedidas, deixando o espaço moderno e elegante.

Entretanto, vale destacar que, mesmo que as cores claras sirvam para deixar o espaço maior, isso não significa que as cores mais escuras não possam ser usadas. Nesse caso, o aconselhado é usar os tons mais escuros em uma única parede e nos itens de decoração.

quarto de bebê com papel de parede em petit poa (bolinhas)

quarto de bebê com papel de parede em petit poa (bolinhas)

 

quarto de bebê com papel de parede em chevron (zigue-zague)

quarto de bebê com papel de parede em chevron (zigue-zague)

Invista em móveis funcionais

A organização do quarto deve ser divertida e lúdica, mas não pode prejudicar a circulação de pessoas e realização das tarefas. Ações como, por exemplo, trocar o neném, colocar para dormir, amamentar, entre outras precisam de espaço e segurança.

Basicamente, os papais precisam de um berço, cômoda, poltrona de amamentação e, se o tamanho do quarto permitir, um guarda-roupa. A dica é priorizar um berço multifuncional, que se transforma em mini cama. Assim, economiza à medida que a criança cresce.

Outro conselho, é colocar o trocador na cômoda, otimizando espaço e dando segurança ao pequeno. Quanto ao guarda-roupa, os itens do bebê são bem menores que os dos adultos, por isso, não é necessário tanto espaço assim. Portanto, na maioria das vezes, a cômoda já suficiente.

A poltrona de amamentação ajuda no conforto da mamãe, por isso, vale a pena colocar esse item na lista. Por último, pense em nichos, caixas organizadoras e prateleiras que, além de práticos e funcionais, ajudam na organização e decoração do quarto do bebê.

Antes de ir, não se esqueçe de compartihar este conteúdo com seus amigos!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *