Estilo

5 ambientes da CASACOR PR que vão inspirar a decoração sua casa

cacacor pr

De 18 de maio a 7 de julho, o Edifício Zoller Building Center, localizado no centro de Curitiba (PR), recebe a 26ª edição da CASACOR PR Este ano, são 53 ambientes que compõem a versão paranaense da renomada mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.

Nesses espaços, é possível conhecer tendências em decoração, design e soluções inteligentes para composição dos mais diversos espaços. Quer um gostinho do que a CASACOR PR 2019 trouxe? Conheça, a seguir, cinco ambientes detalhados pelos profissionais que assinam essas criações.

Suíte da moça

A suíte da moça é assinada pelo arquiteto e urbanista Marcelo Lopes. A proposta do projeto foi homenagear Alana Massa, filha do atual governador do Estado Ratinho Junior. Para isso, o profissional buscou refletir a personalidade dela, por meio de dois pilares no espaço: delicadeza e sofisticação.

A ambientação apostou em elementos modernos aliados à materiais que trazem conforto, como a lâmina natural de madeira. Peças de design marcante dão o toque de jovialidade, fazendo com que o ambiente acompanhe a transição da adolescência para a idade adulta.

A paleta de cores também foi cuidadosamente escolhida para estar de acordo com todo o conceito. “Os tons predominantes são o branco e o tabaco da madeira. Além deles, escolhemos revestir o mobiliário com tecidos que remetem à personalidade da jovem e arrematamos com ferragens e frisos metálicos com acabamento gold mate”, descreve o profissional.

ambiente casacor paraná suíte da moça

Foto: Samuel Berger

Suíte do menino

Com inspiração no conceito de viver mais com menos, as designers de interiores Renata Fraidg e Monica Pajewski apostaram no estilo escandinavo para criar um espaço aconchegante e encantador. Estilo evidenciado no mobiliário de linhas simples e sóbrias, luminosidade natural, no uso de cores neutras e madeira natural.

O mezanino com uma rede no piso superior é o grande destaque do projeto. Um refúgio para as crianças lerem, assistirem a um filme ou o que a imaginação criar. Dessa forma, a estrutura faz uma releitura do clássico desejo infantil de ter uma casa na árvore.

Um recurso que está em alta, e que foi incorporado, é a automação na iluminação, áudio, sonorização e câmeras. Tudo isso controlado por meio de smartphone. Apesar do ambiente ter apelo à simplicidade, os pontos positivos da tecnologia foram explorados, aparecendo de forma eficiente, porém discreta.

CASACOR PR ambiente suíte do menino

O uso da rede disposta em mezaninos é uma tendência que tem começado a aparecer em projetos de interiores fora do Brasil. Foto: Paulo Pedroso

Bilheteria e circulação

A arquitetura pode ir além de ambientar um espaço, adquirindo um significado mais profundo. Isso é o que acontece na Bilheteria e Circulação da CASACOR PR 2019, assinada pelo arquiteto Renato Sabadin.

De acordo com o arquiteto, as obras de arte foram colocadas no ambiente não apenas para decorar, mas também para simbolizar o ser humano. Entre os destaques, estão uma parede revestida de carvão e o uso de materiais naturais em deterioração.

A iluminação recebeu um toque de sustentabilidade, com o uso de garrafas pet na produção da luminária. “A seleção de cores retrata a natureza e como ela se deteriora com o tempo. Esse processo se expressa na pedra bruta de mármore, no musgo das esculturas e na ferrugem dos metais, por exemplo”, comenta Renato.

Ainda dentro desse quesito, o tom escuro do amadeirado entrou como base de fundo para realçar os elementos. Por outro lado, o tom dourado foi usado para proporcionar mais sofisticação ao espaço.

CASACOR PR

Foto: William Kunitake

Toilette Funcional

A designer de interiores Jane Rocha e a arquiteta Suzane Simon foram as responsáveis pelo ambiente na CASACOR PR. Aqui, a proposta foi a dualidade, conceito explorado, por exemplo, com a oposição do claro e escuro.

“Colocamos no espaço um painel onde o preto e o branco se unem, para representar essa junção de atributos opostos que faz parte de todos nós”, comentam. Além disso, a relação de antagonismo também é expressa nos estilos de design escolhidos. Por exemplo, o masculino minimalista se contrapõe à contemporaneidade do feminino.

Um dos principais diferenciais desse projeto é a iluminação. Nesse espaço, foi utilizada uma técnica de reflexos que proporciona um efeito mais lúdico e expressivo, para valorizar o poder que a luz tem de despertar. Assim, a luz também é explorada como um elemento de design, porém, sem perder o ponto de vista conceitual.

CASACOR PR

Fotos: Bia Nauiack

CASACOR PR

Fotos: Bia Nauiack

Cozinha Gourmet com Sala de Jantar

A inspiração da arquiteta Viviane Busch para criar esse ambiente foi um casal com estilo contemporâneo, que tem como hobby cozinhar para a família e os amigos. O resultado foi um espaço que combinasse funcionalidade, conforto e bem-estar. A ideia é que o espaço fosse acolhedor e pudesse ser produzido em residências.

“O ponto central do nosso projeto foi o jeito de morar e viver atual, por isso, fizemos um estudo para apresentar uma linguagem contemporânea, transitando entre o clássico e o moderno”, descreve a arquiteta.

Em relação à cartela de cores, a madeira lâmina dourada se sobressai, especialmente graças ao contraste com o branco do mármore e o cinza dos armários. O rose representa um ponto focal sutil e sofisticado. Uma das técnicas que se destacam é a volumetria trabalhada nos painéis ripados. Assim como a tecnologia em automação.

A integração também é um dos pilares deste projeto da CASACOR PR. “Criamos uma cozinha, na qual tudo está ao alcance do dono da casa. Ele pode receber os convidados e preparar o jantar ao mesmo tempo, já que os ambientes se integram com elegância”, explica Viviane.

CASACOR PR

Foto: Nenad Fotografia

O que achou desses ambientes da 26ª da CASACOR PR? Deixe sua opinião nos comentário e compartilhe o artigo nas suas redes sociais!

(com informações da Comunicativa assessoria de imprensa)

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *