Estilo

Decoração Oriental: conheça mais sobre essa tendência

decoração oriental

Tranquilidade, minimalismo e equilíbrio são características predominantes na decoração oriental. Esse estilo de decoração, que mescla influências de diversos países, propõem-se a criar uma atmosfera de relaxamento e harmonização das energias. Para tanto, usando de diversos elementos com forte simbologia.

Em uma realidade carregada de excessos, a decoração oriental é uma ótima escolha para quem deseja transformar o lar em um ponto de paz e em um lugar para restaurar as energias. Minimalista e aconchegante, esse estilo pode ser aplicado nos mais diversos cômodos, do quarto à sala e a cozinha.

Influências e características da decoração oriental

Apesar de o Japão e a China serem os primeiros nomes que vem à mente, o estilo oriental carrega não está limitada a essas culturas. Países como Índia, Egito, Turquia, Malásia e Tailândia também possuem raízes na decoração oriental.

Exagero é uma palavra proibida nesse estilo de decoração, aqui prevale a máxima menos é mais. Cada móvel, acessório e item cumpre uma determinada função. O que é ótimo para espaços pequenos ou quem deseja uma vida mais desapegada.

Todavia, não se pode esquecer de criar uma composição harmônica e equilibrada. Afinal, mesmo que essa linha utilize poucos elementos, são itens, cores e móveis com personalidades marcantes. Dessa forma, é preciso saber combiná-los para criar um ambiente que proporcione tranquilidade, mas sem interferir na composição.

Principais elementos da decoração oriental

Cores

Esse estilo é inspirado principalmente na natureza, por isso, a maioria de cores e tons são naturais, como bege, cinza, castanha e azul. Contudo, cores vibrantes como o vermelho, rosa e roxo também são característicos, porém cuidado na hora de combinar as cores. Tons dourados e o preto aparecem em acessórios e detalhes.

Futon

Os povos orientais têm o costume de se sentar no chão, por isso, o futon é um item quase obrigatório nesse estilo de decoração. Trata-se de uma espécie de colchão feito com diversas camadas de algodão que, normalmente, é colocado sobre um tatame.

quarto no estilo oriental

Biombos

Trata-se de uma peça marcante na decoração oriental, que pode ser usada na divisão de ambientes ou para criar espaços privados. Normalmente, são encontrados de madeira natural ou bambu.

Chá

Tomar chá é parte fundamental da cultura oriental, principalmente depois das refeições. Na casa, uma proposta é montar um cantinho do chá, por exemplo, com bandeja de bambu e uma belíssima chaleira e xícaras de porcelana ou cerâmica e componha um belo conjunto de chá.

Cerejeiras

De forte simbolismo, a cerejeira, tanto a árvore como a flor, aparece na forma de estampas, quadros, pinturas, adesivos e/ou papel de parede.

Luminárias

Luminárias artesanais com grandes bolas de papel, no chão ou penduradas no teto, deixam o ambiente mais aconchegante.

Bambu

O Bambu oriental é um símbolo de resiliência na cultura oriental. Pode ser usado em móveis, utensílios de cozinha, objetos de decoração ou em estampas, por exemplo.

decoração oriental

Espadas

A kataná, ou espada samurai, é um item de personalidade e destaque na decoração oriental. Ela pode ser usada pendurada na parede, em tamanho real, mas também combina como item de decoração, na versão em miniatura.

Dicas de como criar um ambiente oriental

  •  Priorize cores suaves, por exemplo, castanho, bege e cinza. Entretanto, em objetos decorativos, aposte no dourado, vermelho e roxo.
  • Os móveis orientais são baixos, principalmente a cama. No chão, no lugar de cadeira, aposte em almofadas grandes e confortáveis para sentar.
  • O som ambiente da água e uso de plantas, em especial o bonsai, ajudam a relaxar e criar um ar de equilíbrio e contato com a natureza.
  • Aposte em móveis de madeira natural, destaque para o bambu, linho e a palha.
  • Acessórios de porcelana decorados com motivos florais complementam o decor.
  • Estampas com motivos florais, pássaros, leques, cerejeiras, peixes, entre outros, combinam com a decoração oriental.
  • Espalhe incensos decorativos pela casa, esse item combina bem com os quartos e banheiro da casa.
  • Na cultura oriental, há o costume de retirar os calçados antes de entrar em casa. Por isso, na casa, sempre há uma sapateira ou estante destinada a essa troca de calçados.
  • Luminária de cúpula redonda é elemento fundamental nesse estilo.
  • Ofurô no banheiro é outro objeto comum, mas se atente ao tamanho do seu espaço. No quarto, aposte em biombos.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *