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Deividi Gonzatto: dinamismo é a palavra que resume este primeiro ano de operação

Deividi Gonzatto, ceo haus&afins

Enfrentando desafios ao longo das atividades e aperfeiçoamento constante, em setembro deste ano a haus&afins comemora o seu primeiro ano. E, para celebrar esse marco tão importante, nós entrevistamos Deividi Gonzatto, CEO e Fundador da loja e demais empresas do grupo haus.

Empresário e advogado, atualmente com 39 anos, Deividi Gonzatto contou mais sobre essa trajetória da loja virtual e também alguns detalhes dos bastidores da empresa. Confira!

Primeiramente, o que a haus&afins representa para você?

Deividi | Representa o resultado de muito esforço e dedicação; um projeto grandioso, de estrutura complexa, mas muito prazerosa; um passo importante para outros projetos; representa a satisfação de poder explorar um mercado com um potencial gigante e incipiente e a satisfação de poder entregar felicidade às pessoas.

Em setembro, a haus&afins comemora o primeiro ano de atividade. Quais as principais conquistas desse empreendimento que você gostaria de destacar?

Deividi | Considero, como a principal conquista, o nosso time. Temos um time eficiente, de alto desempenho. Temos sinergia. Conquistamos fornecedores, conquistamos clientes, conquistamos mercado. Conquistar, significa ser e fazer diferente; fazer a diferença para as pessoas e empresas com quem nos relacionamos.

Conte-nos um pouco de como foi este um ano de existência do negócio.

Deividi | Foi um ano muito intenso, de muito crescimento, muitos erros. Essa é a dinâmica que faz da haus&afins uma fonte inesgotável de experiências e de aprendizado. Iniciamos algumas estratégias que se mantêm; encerramos outras, em um curto espaço de tempo.

O dinamismo desse negócio nos encanta, nos move. O que hoje é uma certeza, amanhã poderá desaparecer como em um passe de mágica. Penso que dinamismo é a palavra mais adequada para resumir esse primeiro ano de operação. Dinamismo, aliado à vontade cada vez maior de sermos e fazermos o melhor.

O que simboliza, para você, este primeiro ano de haus&afins?

Deividi | Foram milhares de lares atendidos. Simboliza o início de uma longa jornada. Não tenho como mensurar aonde chegaremos. Sei que chegaremos longe, muito longe. Nesse primeiro ano, conquistamos parceiros, conquistamos clientes e conquistamos a confiança do mercado. Desenvolvemos novos negócios, novas tecnologias, novos processos. Enfim, crescemos.

Você é um CEO com um perfil muito “mãos à obra”, inclusive atendendo os clientes na ponta. Como é, para você, estar nessa etapa conversando com os consumidores?

Deividi | Preciso conhecer todas as etapas do processo. Está em meu perfil, em meu DNA. Estou sempre disponível para auxiliar o time no que for necessário. Por exemplo, ajudarei a descarregar uma carreta, como já fiz, a atender um SAC, a desenvolver uma campanha de marketing, a montar campanhas comerciais e a negociar tabelas de frete. Enfim, entendo ser este o papel de um líder: estar junto ao seu time.

E como é o seu estilo de liderança?

Deividi | O Guilherme Benchimol, CEO do grupo XP, usou uma frase: “Não seja o melhor do seu time; seja o melhor para o seu time.” Me identifiquei muito. Assim sou eu. Tentarei sempre ser o melhor para meu time.

Acredito que assim teremos sinergia e o time dará o seu melhor. Acredito na gestão horizontal. Precisamos estar ao lado do nosso time, ouvir, respeitar todas as opiniões, admitir erros, delegar e incentivar. Esse é o papel de um líder, a meu ver.

centro de operações da haus, em Joinville (SC)

Centro de operações haus, em Joinville (SC).

Já teve algum caso, em que as operações da haus&afins tiveram que ser ajustadas e/ou aprimoradas por conta desse contato mais direto e ativo com os consumidores?

Deividi | As melhorias são uma constante. O cliente digital precisa ser atendido com agilidade e ter segurança em todas as etapas do processo. Nossa operação conta com um SAC ativo e uma logística de ponta. Temos muita tecnologia empregada, o que nos permite agilidade nas demandas de toda a cadeia.

Essa interação constante com todos os envolvidos no processo, nos permite evoluir constantemente. Evoluir nas boas práticas, evoluir nos processos, evoluir na operação. Evoluir.

Para você, qual a importância de garantir a satisfação do cliente da haus&afins?

Deividi | A satisfação do cliente é, e sempre será, nossa principal motivação. O mínimo que devemos entregar ao cliente é uma resposta rápida às necessidades dele. A resposta adequada, é a solução. Observo que grandes grupos estão perdendo a sensibilidade de atender bem o cliente. Está em nosso DNA o respeito ao cliente. Se em algum dia perdermos essa essência, será a hora de parar, refletir e resgatar nossos princípios. Tenho convicção de que isso não ocorrerá.

“O mínimo que devemos entregar ao cliente é uma resposta rápida às necessidades dele. A resposta adequada, é a solução”, Deividi Gonzatto, CEO haus&afins

A haus&afins prioriza muito o contato com os clientes, para entregar a melhor experiência de compra possível, como é lidar com os feedbacks das pessoas? O que é preciso ter para extrair desse contato insights para o negócio?

Deividi | Os clientes são nossa razão de existir. No digital, as avaliações após as compras são o termômetro da operação. É muito bom receber fotos dos produtos nas casas dos clientes; é muito bom receber uma avaliação positiva mencionando nosso bom atendimento, nossa agilidade, nosso comprometimento e até mesmo o carinho, com que executamos cada etapa do processo.

Dos insights positivos, tiramos a motivação para crescer, buscar incansavelmente a excelência na operação; dos insights negativos, tiramos o seu melhor. A experiência. Adequamos procedimentos e investimos muito para que as falhas, inerentes à qualquer negócio, sejam reduzidas, eliminadas.

Sabemos que ninguém está imune ao erro e, como você mesmo citou, acontece de existir problemas na operação. Nesses casos, qual é o procedimento adotado pela empresa?

Deividi | Temos um SAC e uma logística integrados, com toda a sua capacidade voltada para a agilidade e eficiência do processo. As ocorrências mais usuais são as avarias – muitas delas acontecem no trânsito – e os atrasos nas entregas.

Uma vez que tenhamos qualquer desvio do padrão, passamos a interagir com os clientes, para minimizar as frustrações. Sentimos muito, de verdade, quando frustramos a expectativa de um cliente.

Infelizmente, problemas acontecem. Precisamos, ser ágeis e resolvê-los o mais breve possível. Nesses casos, contamos com a competência e o comprometimento de nossos fornecedores e transportadoras parceiras.

O segmento de casa & construção é muito competitivo e repleto de players consolidados, principalmente na internet. Entretanto, mesmo nesse cenário, a haus&afins conseguiu um crescimento muito significativo neste primeiro ano de atividade. Que diferenciais tornaram isso possível?

Deividi | Temos um comercial muito ativo e competente. Possuímos estratégias próprias que, aliadas à estrutura que desenvolvemos, nos permitem sermos muito agressivos. Investimos muito em tecnologia.

Desenvolvemos nosso sistema próprio de gestão – Steeve. Ele permite a integração total de nossa operação com as operações de nossos parceiros. Logo disponibilizaremos ao mercado.

Nosso marketing é altamente qualificado, sempre atento aos movimentos do mercado e às tendências dinâmicas do digital. Muito focado em resultados. Comercial, marketing, operação e TI, com foco e sinergia total.

A meu ver, o sucesso na venda digital envolve 3 pilares básicos, principais, a serem respeitados nessa ordem: produto, preço e prazo de entrega. Aliados, devemos ter a tecnologia e a logística conversando de forma muito clara, eficiente e dinâmica. Por fim, pessoas. Elas farão toda a diferença. Ter um time apaixonado, fará a diferença!

A haus&afins é inovadora em muitos aspectos, um deles é que a loja é a primeira – e até onde sabemos, a única – loja virtual de artigos para casa & construção que conta com um time distribuído. Como foi o desafio de gerenciar uma equipe remota?

Deividi | Os desafios, como sempre, são muitos. Vejo nesse modelo, um modelo mais eficiente. Desenvolvemos esse formato por necessidade. Nosso time está distribuído nos estados do RS, SC e PR. Nosso centro logístico está em Joinville (SC).

Mantemos reuniões semanais via conference call com os heads de cada setor. As reuniões respeitam pautas pré-definidas e fluem de forma muito dinâmica e objetiva. A objetividade traz satisfação e resultados positivos para todos.

As demandas do dia a dia, são tratadas de forma muito assertiva, pois quando somos demandados, sabemos que as decisões precisam ser tomadas naquele momento. Assim, aceleramos as tomadas de decisões e os resultados. Enfim, um modelo de sucesso.

Deividi Gonzatto

“Hoje, operamos nas modalidades dropshipping, crossdocking e estoque. Nos adaptamos às necessidades de cada fornecedor, sempre buscando a excelência nos processos. Nos responsabilizamos pela coleta no fornecedor à entrega ao cliente final”, Deividi Gonzatto.

Como você visualiza a haus&afins daqui a um ano? Quais são as próximas metas e objetivos que devem nortear as operações da loja ao longo dos próximos meses?

Deividi | Vejo no horizonte muitas conquistas. Buscamos um crescimento sustentável, sempre com foco, muito foco, na realização do que idealizamos. Seremos uma referência nacional.

Estamos investindo em melhorias no processo logístico, investindo em tecnologia, investindo em oportunidades. Seguiremos crescendo, sempre crescendo. Como operação, como pessoas.

Hoje o grupo haus contempla quatro empresas. A haus metais – Desenvolvimento e importação de produtos marca própria – B2B; a haus&afins – Comércio eletrônico com desenvolvimento de produtos marca própria e desenvolvimento/gerenciamento de logística integrada para fornecedores nacionais – B2C; a rede haus – Comércio e desenvolvimento/gerenciamento de logística integrada para lojas físicas – B2B e Steeve Supply Management Intelligence – Sistema de gestão operacional – B2B e B2C.

Para finalizar, que mensagem você gostaria de deixar para o mercado?

Deividi | Estamos atentos às oportunidades e dispostos a entregar a melhor experiência a todos os envolvidos em nossas operações. Gostaria de deixar uma mensagem de agradecimento ao nosso time, aos nossos parceiros e, principalmente, aos nossos clientes. Contem conosco. Vamos longe, juntos!

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