Como instalar vaso sanitário convencional, com caixa acoplada e monobloco

Se você está construindo, reformando ou quer modernizar o seu banheiro, saiba que você mesmo pode fazer a instalação das louças sanitárias. Aqui no blog da haus&afins, já ensinamos como instalar cubas de apoio e também já demos algumas dicas que você precisa saber antes de comprar louças sanitárias. Agora, é hora de colocar a mão na massa e aprender como instalar vaso sanitário.
Primeiramente, precisamos frisar que existem três modelos principais de bacias sanitárias:
Vaso sanitário comum: utiliza uma válvula de descarga instalada na parede, responsável por fazer a ligação da rede de água com o vaso. Possui design variado e, normalmente, o custo é mais acessível.
Vaso sanitário com caixa acoplada: possui um reservatório de água para o funcionamento do produto. A válvula conta com duas opções de descarga, 3lts ou 6lts, que possibilita economia de até 40% de água. Além disso, esse modelo permite acesso ao sistema interno de descarga, facilitando caso seja necessária alguma eventual manutenção.
Vaso sanitário monobloco: O funcionamento é similar ao modelo com caixa acoplada, a diferença é que o reservatório e a bacia sanitária são uma peça só, sem emendas. Além da questão estética, esse modelo é mais fácil de instalar.

Passo a passo: como instalar vaso sanitário
Agora que você entendeu as diferenças entre os modelos, podemos seguir com o passo a passo da instalação. Normalmente, os acessórios necessários acompanham o produto, com exceção de algumas ferramentas. De modo geral, você vai precisar de:
- bacia sanitária;
- lápis para fazer marcação;
- 1 martelo;
- 2 parafusos 12 mm (ou do tamanho que acompanhar o seu vaso sanitário);
- Chave de boca 12 ou 13;
- 2 parafusos de plástico para caixa acoplada (normalmente acompanha o produto);
- Furadeira;
- chave de mandril;
- broca para concreto de 12 mm;
- anel de vedação (normalmente acompanha o produto);
Passo 1
Desligue o fornecimento de água do banheiro.
Passo 2
Com muito cuidado, posicione a bacia sanitária de forma que ela fique perfeitamente encaixada no tubo de esgoto. Com o lápis, faça um contorno na bacia (para você conseguir fixá-la novamente) e marque, no chão, os locais dos furos laterais.
Passo 3
Faça a furação dos lugares marcados, com a furadeira e a broca, e coloque os parafusos de 12 mm.
Passo 4
Encaixe perfeitamente o anel de vedação na parte de baixo do vaso sanitário e também em volta do tubo de esgoto. Essa peça evita vazamentos e que os gases que circulam pelos canos escapem, ocasionando mau cheiro no banheiro.
Passo 5
Novamente, com muito cuidado, posicione a bacia sanitária de forma que o anel de vedação encaixe com a saída do tubo e sobre os dois parafusos que saem do chão. Com a chave de boca, aperte os parafusos, mas tome cuidado para não apertar demais porque pode trincar a louça.
Passo 6 (vaso sanitário convencional)
Se o seu vaso sanitário for um modelo convencional, basta fazer a ligação da saída de água com o produto. Use fita veda rosca e certifique-se que o cano ficou bem preso.
Passo 6 (vaso sanitário com caixa acoplada)
Encaixe o segundo anel de vedação na parte de baixo da caixa acoplada. Posicione a peça sobre a bacia sanitária e fixe-a com os parafusos, encaixando-os por baixo.
Passo 7 (vaso sanitário com caixa acoplada)
Conecte o tubo flexível da caixa à saída de água da parede. Certifique-se de ficar bem firme, caso necessário, use fita veda rosca.
Depois de todos esses passos, a instalação do seu vaso sanitário está concluída. Ligue novamente o abastecimento de água e confira se não há nenhum vazamento. No modelo monobloco, como não há necessidade de instalar o reservatório, basta seguir até o passo 5 e, depois, fazer a conexão com a saída de água.
Agora que você está dominando a instalação, é só conferir os modelos de vasos sanitários disponíveis na haus&afins e aproveitar as nossas promoções!
Muito bom artigo, vamos usar para orientar novos membros de nossa equipe.
Muito obrigado pelo feedback!!