Quarto de Bebê: como decorar e organizar

Quando a família está prestes a ganhar um novo integrante, é natural planejar o espaço dessa nova pessoa na casa. Afinal, o lar é uma extensão da identidade dos moradores e, dessa forma, até os menorzinhos merecem um cantinho especial. Há diversas opções de decoração para quarto de bebê, porém, o foco deve ser o conforto e a segurança.
Para as mamães e os papais que estão pensando em como decorar e organizar o quarto do bebê, mas ficam perdidos em meio a tantas referências que existem por aí (uma mais fofa que a outra), este artigo foi pensado para ajudar de forma prática a delimitar e definir as ideias.
Defina o tema para o quarto de bebê
Nesta etapa, o universo de referências é gigantesco. A escolha do tema servirá de norte para definir peças do enxoval, cores da decoração e dos móveis, etc. Por isso, a dica é começar por essa fase.
Uma pesquisa no Pinterest, somada aos gostos dos pais, ajudam nessa definição. Muitos casais gostam de escolher temas que tenham algum significado para a família, o que ajuda a criar uma história com o pequeno desde o nascimento.
Se o casal já souber o sexo do bebê, pode partir para uma decoração mais específica. Por exemplo, pirata ou marinheiro, se for menino, ou bailarina se for menina. Entretanto, se preferirem esperar, a dica é investir em uma decoração neutra, como nuvens, bichinhos ou ursinho.
Tendências em temas para quarto de bebê:
- Princesa/Príncipe
- Bailarina
- Anjinho
- Raposinha
- Céu/Nuvenzinha
- Ursinho
- Pirata
- Marinheiro
- Animais/Bichinhos
- Safari
- Floral
- Unicórnio
- Espaço
- Realeza
- Super-herói
- Esportes




Pense na paleta de cores
Independentemente da escolha do tema, a segunda dica para organizar o quarto do bebê é manter uma paleta de cores que converse entre si. Caso contrário, o ambiente ficará poluído visualmente. A harmonização das cores é fundamental, principalmente, se o quarto for pequeno.
Uma paleta de cores claras combina com ambientes menores, pois, ajuda a dar sensação de amplitude. Aqui, tons pastel como bege, rosa, azul, cinza, verde menta, amarelo e branco são ótimas pedidas.
Contudo, se os papais optarem por uma decoração que não seja lúdica, estilos modernos, clean e clássicos também servem de inspiração para o quarto do bebê. Nesses casos, figuras geométricas, Petit Poa, listras, Chevron e geométricas são ótimas pedidas, deixando o espaço moderno e elegante.
Entretanto, vale destacar que, mesmo que as cores claras sirvam para deixar o espaço maior, isso não significa que as cores mais escuras não possam ser usadas. Nesse caso, o aconselhado é usar os tons mais escuros em uma única parede e nos itens de decoração.


Invista em móveis funcionais
A organização do quarto deve ser divertida e lúdica, mas não pode prejudicar a circulação de pessoas e realização das tarefas. Ações como, por exemplo, trocar o neném, colocar para dormir, amamentar, entre outras precisam de espaço e segurança.
Basicamente, os papais precisam de um berço, cômoda, poltrona de amamentação e, se o tamanho do quarto permitir, um guarda-roupa. A dica é priorizar um berço multifuncional, que se transforma em mini cama. Assim, economiza à medida que a criança cresce.
Outro conselho, é colocar o trocador na cômoda, otimizando espaço e dando segurança ao pequeno. Quanto ao guarda-roupa, os itens do bebê são bem menores que os dos adultos, por isso, não é necessário tanto espaço assim. Portanto, na maioria das vezes, a cômoda já suficiente.
A poltrona de amamentação ajuda no conforto da mamãe, por isso, vale a pena colocar esse item na lista. Por último, pense em nichos, caixas organizadoras e prateleiras que, além de práticos e funcionais, ajudam na organização e decoração do quarto do bebê.
Antes de ir, não se esqueçe de compartihar este conteúdo com seus amigos!